Criar testes A/B para qualquer sequência dentro de um Autobot

Depois de preparar a sua sequência de mensagens ou funil de vendas no E-goi, é natural que queira fazer experiências para saber o que converte melhor. Por exemplo, imagine que o seu fluxo envia uma série de emails com dicas sobre gatinhos e que o último email propõe o download do seu ebook "Tudo sobre gatos". Será que vai ter mais downloads se antes tiver enviado cinco emails ou só dois? O teste A/B automático decide:


1) Comece por confirmar que o seu fluxo de automação no E-goi (ou seja, o seu Autobot) tem um "Adicionar tag" que marca todos os contatos que cheguem ao ebook (a tag poderia ser "fez download do ebook").

2) Crie então no seu Autobot a sequência de emails que vai culminar no download do ebook. Será a sua série A. Ao lado dela, crie separadamente uma sequência alternativa desses mesmos emails (com, por exemplo, menos emails, com conteúdo diferente ou com qualquer outra coisa que diferencie as duas sequências). Será a sua série B.
 



3) Vá ao painel da esquerda e arraste o "Teste A/B" para cima do que estiver antes das suas séries A e B. No nosso caso, como as séries começam imediatamente após o trigger "Cadastro" (ou "Inscrição"), arrastaríamos o "Teste A/B" para cima desse trigger.
 

 

O E-goi vai conectar o "Teste A/B" ao trigger "Cadastro" e perguntará quando é que o teste termina. Escolha "Quando chegar a um certo n.º de contatos", escreva o n.º de contatos que vão participar no teste e escolha o segmento que determinará a série de emails vencedora. Neste nosso caso, o segmento seria "fez download do ebook" (ou seja, ganharia a série que levasse mais contatos a "fez download do ebook"). Se houver empate, ganha sempre a série A. Clique em "Pronto" para finalizar a configuração do teste.

4) Agora conecte a bolinha esquerda do teste A/B à primeira coisa que acontece na sua série de emails. A conexão vai ter a labela "A". Em seguida, conecte a bolinha direita do teste A/B à primeira coisa que acontece na sua série de emails alternativa. Vai ficar com a labela "B".

 

 

5) Pronto! Quando no teste passar a quantidade de contatos que escolheu, o E-goi verifica qual foi a série que trouxe mais pessoas ao segmento "fez download do ebook". A partir de então, todos os contatos novos serão encaminhados para a série vencedora.

 

 

Esta animação exemplifica todo o processo.

 



 

Fantástico! De que outras formas se pode terminar o teste?

- Numa data e hora: Muito parecida com a opção "Quando chegar a um certo n.º de contatos", acima descrita, mas com a diferença de que o teste só acaba na data e hora que escolher.
- Nunca acaba, continua sem parar: O teste é feito sempre, aconteça o que acontecer. Qualquer contato que entre nele será encaminhado de maneira aleatória para a sequência A ou B.
 

 

O que posso fazer com estes testes A/B?

Alguns exemplos:
- Testar grandes mudanças no seu fluxo de mensagens (ex. comparar a eficácia de uma série só de emails com outra que também tenha SMS ou webpush).
- Criar grupos para controlar mudanças pequenas (ex. testar um texto diferente no título ou assunto de um email de boas-vindas).
- Fazer sorteios (use a opção "Nunca" em "Quando é que o teste A/B acaba?" para que os contatos sejam separados aleatoriamente).

 

Como faço um teste com dois emails onde aquele que tiver mais aberturas durante 1 hora seja enviado automaticamente aos restantes contatos?

A esse tipo especial de teste chamamos "Split-test". Veja como se faz!