Criar SMS

 

É simples:

1) Clique no menu Comunicar, vá a SMS e clique em Criar.

2) Escolha a lista de contatos para onde quer enviar a SMS, opte pelo tipo de campanha que pretende e clique em Avançar.

3) De que forma vai criar a mensagem? Pode ser Do zero, com base em Modelos E-goi ou a partir de modelos gravados anteriormente. Dê um nome à campanha (é um nome interno e não será visto pelos contatos) e avance.

4) Aparecerá o editor de SMS. Comece por escolher o remetente da mensagem (ou seja, o número ou nome que diz aos contatos quem lhes enviou a SMS). Se ainda não tiver nenhum, pode clicar no botão "+" para adicioná-lo.

5) Escreva o texto da sua SMS. Se precisar de mais espaço, pode aumentar o n.º de SMS em Ocupar quantas SMS?. Caso seja essencial que o texto tenha acentos e cedilhas, use a opção GSM Extended.

Para testar a sua mensagem, clique em Testar entrega (no canto superior direito da pré-visualização da SMS), escreva o número que vai receber o teste (pode inserir mais do que um) e clique em Entregar teste.

Parece tudo bem? Então clique em Avançar e siga os passos para enviar a campanha aos seus contatos :)

 

 

No Brasil, o remetente da minha SMS aparece no início da mensagem. Qual o motivo?

É uma obrigação da ANATEL. No Brasil, as pessoas verão um número nosso na SMS, mas o seu remetente aparecerá logo no início da mensagem, para que elas saibam quem enviou a SMS.

 

 

A minha SMS pode ficar cortada se usar códigos de personalização?

Depende. Imagine que o texto da sua SMS está a 4 caracteres de passar do limite e começa com "Olá !fname". O E-goi vai substituir !fname pelo nome de cada contato. Se esse nome for "Rui", a SMS que o Rui recebe diz "Olá Rui" e não passará do limite de caracteres. Mas para nomes maiores (ex. "Olá Verónica"), o final do texto ficará cortado :(

Para prevenir, faça um texto mais curto onde caibam sempre os dados inseridos pelo código de personalização. No exemplo anterior, bastaria reduzir alguns caracteres para que praticamente qualquer primeiro nome coubesse na SMS. Se não puder reduzir o texto, use a opção Ocupar quantas SMS? para aumentar o n.º de SMS da sua mensagem.

 

 

Como garanto que a mensagem não fica cortada se for muito grande?

Use a opção Ocupar quantas SMS? para dividir a mensagem por partes. Por exemplo, se escolher duas partes, pode escrever o dobro dos caracteres na mensagem. Na prática, vai enviar duas SMS numa só (as pessoas receberão a mensagem como se fosse uma SMS com mais texto do que o normal).

Pode dividir a sua mensagem num máximo de sete partes. Cada parte será cobrada individualmente (ou seja, o custo de uma mensagem de sete partes será sete SMS).

 

 

As codificações GSM Extended e Unicode (que mostram mais caracteres) são compatíveis com todas as redes?

A codificação GSM Extended mostra todos os caracteres da GSM normal mais estes símbolos:

|^€{}[~]\

Os símbolos "^" e "~" acima são apenas esses caracteres isolados! A GSM Extended não aceita letras com acento circunflexo (ex. "ê") ou tile (ex. "ã"). Além disso, embora seja compatível com as redes de Portugal, pode não ser no Brasil e noutros países (depende da operadora).

A codificação Unicode mostra os caracteres de qualquer idioma (incluindo chinês, árabe e até emojis), mas a SMS fica mais curta e há redes que não aceitam Unicode. Veja todas as limitações!

Por isso, teste a sua mensagem GSM Extended ou Unicode em todas as redes para as quais vai fazer o envio! Se alguma não aceitar, considere a alternativa de uma Smart SMS (com um textinho introdutório que leva a uma página com o resto do texto e imagens ou vídeos!) ou uma mensagem push (que aceita todos os caracteres de qualquer idioma sem limites).