Criar SMS

 

É simples:

1) Clique no menu Comunicar, vá a SMS e clique em Criar.

2) Escolha a lista de contatos para onde quer enviar a SMS, opte pelo tipo de campanha que pretende e clique em Avançar.

3) De que forma vai criar a mensagem? Pode ser Do zero, com base em Modelos E-goi ou a partir de modelos gravados anteriormente. Dê um nome à campanha (é um nome interno e não será visto pelos contatos) e avance.

4) Aparecerá o editor de SMS. Comece por escolher o remetente da mensagem (ou seja, o número ou nome que diz aos contatos quem lhes enviou a SMS). Se ainda não tiver nenhum, pode clicar no botão "+" para adicioná-lo.

5) Escreva o texto da sua SMS. Se precisar de mais espaço, pode aumentar o n.º de SMS em Ocupar quantas SMS?. Caso seja essencial que o texto tenha acentos e cedilhas, use a opção GSM Extended.

Para testar a sua mensagem, clique em Testar entrega (no canto superior direito da pré-visualização da SMS), escreva o número que vai receber o teste (pode inserir mais do que um) e clique em Entregar teste.

Parece tudo bem? Então clique em Avançar e siga os passos para enviar a campanha aos seus contatos :)

 

 

No Brasil, o remetente da minha SMS aparece no início da mensagem. Qual o motivo?

É uma obrigação da ANATEL. No Brasil, as pessoas verão um número nosso na SMS, mas o seu remetente aparecerá logo no início da mensagem, para que elas saibam quem enviou a SMS.

 

 

A minha SMS pode ficar cortada se usar códigos de personalização?

Depende. Imagine que o seu texto tem 159 caracteres e começa com "Olá !fname". O E-goi vai substituir !fname pelo nome de cada contato. Se esse nome for "João", a SMS que o João recebe diz "Olá João" e não passará dos 160 caracteres. Mas para nomes maiores (ex. "Olá, Verónica"), o final do texto ficará cortado :(

Para prevenir, faça um texto mais curto onde caibam sempre os dados inseridos pelo código de personalização. No exemplo anterior, bastaria reduzir o texto a 145 caracteres para que praticamente qualquer primeiro nome coubesse na SMS. Se não puder reduzir, use a opção Ocupar quantas SMS? para aumentar o n.º de SMS da sua mensagem.

 

 

Como garanto que a mensagem não fica cortada se for muito grande?

Use a opção Ocupar quantas SMS? para dividir a mensagem por partes. Por exemplo, se escolher duas partes, pode escrever o dobro dos caracteres na mensagem. Na prática, vai enviar duas SMS numa só (as pessoas receberão a mensagem como se fosse uma SMS com mais texto do que o normal).

Pode dividir a sua mensagem num máximo de sete partes. Cada parte será cobrada individualmente (ou seja, o custo de uma mensagem de sete partes será sete SMS).

 

 

As codificações GSM Extended e Unicode (que mostram mais caracteres) são compatíveis com todas as redes?

A codificação GSM Extended mostra todos os caracteres da GSM normal mais estes símbolos:

|^€{}[~]\

Os símbolos "^" e "~" acima são apenas esses caracteres isolados! A GSM Extended não aceita letras com acento circunflexo (ex. "ê") ou tile (ex. "ã"). Além disso, embora seja compatível com as redes de Portugal, pode não ser no Brasil e noutros países (depende da operadora).

A codificação Unicode mostra os caracteres de qualquer idioma (incluindo chinês, árabe e até emojis), mas a SMS fica mais curta e há redes que não aceitam Unicode. Veja todas as limitações!

Por isso, teste a sua mensagem GSM Extended ou Unicode em todas as redes para as quais vai fazer o envio! Se alguma não aceitar, considere a alternativa de uma Smart SMS (com um textinho introdutório que leva a uma página com o resto do texto e imagens ou vídeos!) ou uma mensagem push (que aceita todos os caracteres de qualquer idioma sem limites).