Enviou uma campanha de SMS e, ao visualizar o relatório, reparou que muitas delas foram entregues na operadora mas não chegaram ao telemóvel ou celular dos seus contatos?
Geralmente isto acontece quando a operadora não nos consegue enviar informação sobre a entrega dessas SMS, ou seja, existe uma limitação de DLR (Delivery Reporting).
O que aconteceu a essas SMS?
O E-goi enviará sempre as suas SMS com o objetivo de serem entregues no seu destino final.
No entanto, só podemos mostrar que as mensagens chegaram ao dispositivo móvel se a operadora enviar os respetivos recibos de entrega.
Isto significa que as SMS que aparecem como entregues na operadora:
- Podem ter sido entregues no telemóvel ou celular, mas não recebemos o recibo de entrega. Por isso não estão identificadas dessa forma no relatório.
- Podem ter ficado efetivamente retidas na operadora.
É importante saber que, em alguns casos, as operadoras podem aplicar bloqueios e impedir que as mensagens sejam entregues.
Na Colombia, por exemplo, qualquer SMS/SmartSMS com conteúdo publicitário sobre uma operadora telefónica não será entregue se for enviado a contatos de operadoras concorrentes.
Quais são os países com limitações de DLR?
Existe uma moldura legal que obriga ao envio de recibos de entrega pelas operadoras, mas é aplicada apenas em alguns países. Na Europa e nos Estados Unidos da América, por exemplo, é obrigatório.
No entanto, em muitos países da África, da Ásia e da América Latina (sabemos que é comum na Colômbia), as operadoras não precisam de garantir o envio desses recibos de entrega.
É por isso que quando envia SMS a contatos desses lugares, os resultados podem parecer piores do que são na realidade :)