Recomendações e restrições no envio de SMS e SmartSMS

A entrega de SMS ou SmartSMS pode variar conforme o país de destino.

Neste artigo encontra recomendações para as suas mensagens e restrições que deverá ter em conta para evitar surpresas desagradáveis.


 

Recomendações

  • Para inserir um link de remoção na mensagem, basta usar o nosso código !remove.
    Esse código gera um link com cerca de 35 caracteres. Os contatos que abrirem o link serão removidos e não voltarão a receber mensagens suas (SMS, Emails, etc.).
     
  • No caso das SmartSMS, pode definir o local onde aparece o link da página utilizando o código !link.
    Por exemplo: "Experimente a nossa subscrição: !link. Fique a par de novidades exclusivas uma semana antes do seu lançamento oficial."
     
  • Se utilizar códigos de personalização, a mensagem real pode passar do limite de caracteres. Veja porquê e como prevenir. 
     
  • Se usar um link na mensagem, a pré-visualização do link pode nem sempre aparecer nos smartphones. Veja porquê e como prevenir.


 

Restrições

  • Se algum dos seus contatos estiver no estrangeiro quando receber a mensagem, o remetente poderá ser diferente do que escolher no momento do envio.
    Isto depende do tratamento que cada país dá às mensagens promocionais.
    Por exemplo: Se criou o remetente com o nome da sua marca (MinhaMarca), em alguns países aparecerá esse nome e noutros casos poderá ser apresentado um número.
     
  • Para o texto da mensagem, praticamente todos os países aceitam os caracteres da codificação GSM normal. São estes:
     
    ! " # $ % ' ( ) * + , - . / : ; < = > ? @ _ ¡ £ ¥ ¿ & ¤ 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z Ä Å Æ Ç É Ñ Ø ø Ü ß Ö à ä å æ è é ì ñ ò ö ù ü
     
  • Se quiser usar outros acentos ou caracteres especiais, pode, ao criar a mensagem no E-goi, escolher a codificação GSM Extended (que mostra o euro e alguns simbolos adicionais) ou Unicode (que mostra todos os caracteres, incluindo chineses, árabes ou emojis, mas reduz o tamanho máximo da mensagem).
    Os caracteres GSM Extended são aceites por todas as operadoras de Portugal, mas no Brasil e noutros países podem não aparecer.
    Por exemplo: os caracteres "@" e "€" ou determinados emojis podem não ser apresentados em certas redes de alguns países, mesmo com codificação Unicode.
    No entanto, no caso específico da República Dominicana, só é possível enviar mensagens em Unicode.
    Por isso, sempre que possível, faça um teste de envio com os caracteres que pretende usar para as operadoras que vão receber a mensagem!
     
  • Algumas redes brasileiras podem limitar a mensagem a 138 caracteres. Veja porquê
     
  • As redes de França só aceitam mensagens comerciais entre as 8:00 e as 20:00 (hora local) de segunda-feira a sábado. A mensagem deve terminar com o texto "STOP au 36179" (para que as pessoas possam deixar de receber).
     
  • Alguns países (ex. Colômbia) têm operadoras que não confirmam a entrega das mensagens, o que pode dificultar a sua análise da campanha. Saiba porquê
     
  • Na Colômbia, só é permitido enviar mensagens comerciais entre as 8:00 e as 21:00 (hora local).