Criar automação

 
 

As automações são ideais para criar fluxos de comunicação automáticos com os seus clientes, desde uma pequena sequência de mensagens a todo um funil de vendas! Neste exemplo vamos criar uma automação que envia uma mensagem de boas-vindas (também chamada "autoresponder") às pessoas que se inscrevem:

1) Vá ao menu Comunicar, depois a Automações e clique em Criar.

2) Escolha a lista de contatos na qual se vai aplicar a automação. Em seguida, opte pelo nosso modelo Boas-vindas (já tem tudo pronto) e clique em Avançar.

3) Aparecerá o fluxo da sequência. Já vem com um trigger de inscrição (ou seja, o fluxo vai iniciar sempre que um contato se inscreve na lista). Está conectado a um email de boas-vindas. Portanto, quando uma pessoa se inscrever (por exemplo, através de um formulário), vai receber automaticamente o email de boas-vindas! Se quiser editar o email, basta clicar nos três pontinhos no canto dele e escolher Editar. No painel que aparecer, clique novamente em Editar e modifique o conteúdo do email com o nosso Email Builder

4) Quer juntar mais mensagens à sequência (ex. enviar um segundo email 1 dia depois)? Simples! Vá ao painel esquerdo do editor de automações, clique em Condições e sequências e arraste o Esperar para dentro do  editor, mesmo por cima do email de boas-vindas que já lá está. Ficarão os dois conectados! Mude o intervalo de tempo para 1 dia e grave a modificação.

5) Agora vá ao painel esquerdo, clique em Mensagens e arraste o Enviar campanha para cima do Esperar que já está no editor. Ficarão conectados! Escolha o tipo de mensagem a enviar (email, SMS, chamada de voz, etc.). Pode criá-la do zero aí mesmo ou escolher uma que já tenha preparado no E-goi. Feito isso, grave a modificação.


Pronto! Para colocar a automação em funcionamento, clique no botão no canto superior esquerdo para mudá-lo de Parado para Iniciado. A partir daí, a automação iniciará sempre que alguém se inscrever na lista de contatos.


 

Que outros tipos de triggers e ações posso usar?

Veja aqui todos