Aproveitar o snippet para aumentar a taxa de abertura

São cada vez mais os serviços de email (como Gmail, Outlook e quase todos os leitores de email nos smartphones) que mostram uma pequena pré-visualização do conteúdo de cada email na caixa de entrada. No Gmail aparece assim:


Aquelas palavras cinzentas ao lado do título (ou assunto) são o próprio conteúdo inicial do email. Esta pré-visualização do conteúdo (a que o Gmail chama "snippet" ou "pre-header") é ideal para dar ainda mais força ao próprio título.

Não se esqueça de que é o título, juntamente com o seu remetente e reputação de envio, que mais influenciam a sua taxa de abertura. Ora que desperdício se as primeiras palavras do seu email (que o snippet mostra) não incentivam as pessoas a abrir ou se são, por exemplo, "Se não conseguir visualizar este email, clique aqui"!

Mas com o E-goi pode personalizar o snippet com o seu próprio texto! É muito simples:

1) Ao editar a sua campanha de email, clique no botão "Opções" (canto superior esquerdo) e depois em "Snippet".

2) Na janela que surgir, desmarque a opção "Gerar snippet automaticamente" (que usa como snippet as primeiras palavras do seu email) e escreva o texto que quer que apareça (até um máximo de cerca de 160 caracteres). Assegure-se de que é um texto apelativo, pertinente e que complementa perfeitamente o título.

Grave a campanha e pronto! Na própria pré-visualização do E-goi aparecerá o snippet com o texto que introduziu.

 

O texto do meu snippet é pequeno e aparecem logo em seguida as primeiras palavras do email. Como evitar?

Não se pode evitar :( . O Gmail, por exemplo, coloca sempre o conteúdo do email no fim da última palavra do snippet (mesmo quando se tenta aumentar artificialmente o snippet com espaços vazios). Por isso, em alternativa, aumente o texto do seu snippet ou ajuste as primeiras palavras do email de modo a que se harmonizem com o snippet.