Campo único. O que é e como se usa?

É fácil de entender! Um campo único não aceita dados repetidos. O E-goi não deixa adicionar contatos que nesse campo tiverem dados que já existam noutros contatos. É portanto ideal para impedir contatos duplicados.

Por exemplo, o campo "email" costuma ser único para que a sua lista não tenha emails repetidos ao importá-los ou ao adicioná-los à mão. Além disso, se usar um formulário de inscrição no seu site, o formulário não vai aceitar pessoas com emails que já se tenham inscrito.


 

Posso fazer com que qualquer campo da minha lista de contatos seja um campo único?

Sim. Imagine que já criou um campo "Código de cliente" e quer que seja único para prevenir códigos iguais:

1) Vá ao menu "Listas" e clique em "Opções" da lista onde está o campo.

2) Vai aparecer a página das opções da lista. Na área "Campos únicos", clique em "Adicionar", escolha o campo que pretende transformar em único e grave a modificação.

Feito! Daí em diante, o E-goi vai verificar sempre se o conteúdo que inserir ou importar nesse campo já existe na lista.



 

Vou criar uma lista de endereços de email no E-goi. Tenho que fazer com que o campo "email" seja único?

Não é preciso, o E-goi já faz isso! Se ao criar a lista escolher a opção "Email" em "O que vai enviar com mais frequência?", esse campo ficará logo definido como único. Acontecerá o mesmo ao campo "Celular (Telemóvel)" se, ao criar a lista, disser ao E-goi que vai enviar SMS ou chamadas de voz.