Criar e gerir lista de contatos

Temas deste artigo

 

É fácil criar uma lista de contatos na sua conta E-goi. Você pode adicionar campos personalizados e segmentar os contatos para impulsionar suas taxas de engajamento e conversão.

 

O que é uma lista de contatos?

No universo do marketing digital, gerir de forma eficaz a sua lista de contatos é fundamental para alcançar sucesso numa estratégia de marketing digital.

O E-goi oferece ferramentas poderosas para a criação, importação, organização, e manutenção de listas de contatos, ajudando a segmentar o seu público-alvo e maximizar os resultados das suas ações de marketing. Aprenda neste artigo como tirar o máximo partido destas funcionalidades.

 

 

Antes de começar

 

Pré-requisitos

Certifique-se de que tem uma conta no E-goi e de conhecer bem o seu objetivo ao criar uma lista de contatos: seja melhorar seu relacionamento com os clientes, promover produtos ou serviços, ou informar sobre novidades e eventos.

Se já tem contatos para colocar na lista, é essencial que tenham sido obtidos de forma consentida conforme as leis e boas práticas.

 

 

Campo único

Um campo único é um campo numa lista de contatos que não aceita dados repetidos.

O E-goi não deixa adicionar contatos que nesse campo tiverem dados que já existam noutros contatos. É portanto ideal para impedir contatos duplicados.

Por exemplo, no E-goi o campo "email" e "celular (telemóvel" é automaticamente único para que a sua lista não tenha emails ou números repetidos. Além disso, se usar um formulário de inscrição no seu site, o formulário não vai aceitar pessoas com emails que já se tenham inscrito, pois estão na lista de contatos e seriam repetidos.

Qualquer campo da sua lista de contatos pode ser convertido num campo único:

1) Imagine que já criou um campo na sua lista no E-goi chamado "Código de cliente" e quer que seja único para prevenir códigos iguais

2) Vá ao menu "Contatos" e clique em "Opções" da lista onde está o campo.

3) Vai aparecer a página das opções da lista. Na área "Campos únicos", clique em "Adicionar", escolha o campo que pretende transformar em único e grave a modificação.

4) Daí em diante, o E-goi vai verificar sempre se o conteúdo que inserir ou importar nesse campo já existe na lista.

 

 

Campo "Consentimento"

As normas LGPD e RGPD obrigam a armazenar o tipo de consentimento que os contatos dão para receber comunicações.

Os formulários de inscrição do E-goi seguem estas normas. Mas se adicionar ou importar para o E-goi contatos obtidos de outras formas (ex. por inscrição na sua loja física, num site, num evento, etc.), pode indicar o consentimento dado por essas pessoas.

  • Normal: É a opção pré-definida para os contatos que tem no E-goi. Se um contato confirmou a inscrição (double opt-in), o consentimento dele segue todas as normas e é portanto do tipo "normal".
  • Contratual: Para pessoas que, mesmo sem consentimento explícito, necessitam de receber comunicações no âmbito de um contrato que celebraram (ex. uma seguradora que notifica os clientes na altura da renovação).
  • Obrigação legal: Semelhante ao anterior, mas de âmbito mais alargado. Um exemplo é a comunicação interna de uma empresa para os seus trabalhadores (avisos sobre tarefas, reuniões, etc.).
  • Interesse vital: Caso seja obrigatório tratar os dados da pessoa para salvaguardar a sua saúde ou segurança (ex. um hospital que envia comunicações aos pacientes).
  • Interesse público: Para pessoas que, na qualidade de cidadãos, devem ser notificadas por instituições governamentais (avisos tributários, jurídicos, etc.).
  • Interesse legítimo: Para situações em que o tratamento dos dados de uma pessoa vai ao encontro do legítimo interesse dela mesmo que não tenha dado autorização explícita. Por exemplo, uma empresa que avisa todos os clientes sobre uma tentativa de fraude. Ou um restaurante que vai lançar uma app para smartphone e pede aos clientes o n.º de contato móvel para que possam usufruir dela. O mais importante aqui é que o interesse legítimo seja genuíno e nunca prejudique os direitos e liberdades das pessoas. Este artigo da Comissão Europeia explica.
  • Qualquer tipo: Quando ainda não sabe o tipo de consentimento que o contato deu.
  • Nenhum tipo: Quando o contato ainda não deu nenhum consentimento.
  • Recusado: Quando a pessoa recusa dar consentimento para receber comunicações.

 

Para especificar o consentimento de um contato:

1) Edite o contato e mude "Consentimento" para o tipo que pretende.

2) Se quiser atribuir um consentimento a vários contatos, segmentos ou a toda a lista vá ao menu "Listas" e clique em "Opções" da lista. Na página de opções, vá a "Consentimento", faça a sua escolha e grave as opções.

 

 

Passo-a-passo

 

Criar uma lista de contatos

 

A sua conta E-goi já vem com uma lista de contatos (basta ir ao menu Contatos para vê-la). Está pronta a receber os contatos que já tenha.

Para criar uma lista nova:

1) Vá ao menu Contatos e clique em Ver todas (no canto inferior esquerdo do menu).

2) Clique no botão Criar lista. Dê um nome (o interno só aparece na sua conta E-goi; o público aparece aos contatos quando, por exemplo, se inscrevem ou removem), escolha o tipo de mensagens que vai enviar, indique a língua principal dos contatos (pode adicionar outras mais tarde se necessário), escolha a sua área de negócio (para depois saber se os seus resultados estão acima ou abaixo da média da indústria) e crie então a lista.

3) Feito isso, pode começar a adicionar contatos ou criar campos de dados na lista.

 

 

Adicionar campos de dados à lista

Sempre que adicionar um contato à sua lista no E-goi, pode usar estes campos para identificá-lo:

  • Primeiro nome
  • Último nome (ou apelido)
  • Email
  • Celular (ou telemóvel)
  • Telefone
  • Data de nascimento

Para criar mais campos (a que chamamos "campos extra"), como cidade, código de cliente ou produtos favoritos:

1) Vá ao menu "Contatos" e clique em “Opções” da lista onde quer acrescentar os campos.

2) Aparecerá a página das opções da lista. Na área “Campos extra”, clique em “Adicionar”.

3) Escreva o nome do campo e escolha o tipo (pode ser texto, um número, uma data, uma lista de valores, etc.). Por exemplo, se criar um campo "Cidade" (que vai conter a cidade de cada contato, como "Rio de Janeiro", "Lisboa", etc.), o tipo dele deve ser "Texto". Em seguida, clique em "Adicionar".

4) Uma vez inseridos todos os campos que pretende, clique em “Gravar” no fundo da página, à direita.

Os campos que adicionou vão aparecer ao adicionar, importar ou editar contatos nesta lista.

 

 

Exportar lista de contatos

1) Vá ao menu "Contatos" e clique em "Contatos" da lista que quer exportar.

2) Vai aparecer uma página com todos os contatos dessa lista. Clique no botão "Exportar" (no canto inferior direito da página) e escolha o formato em que pretende transferir os contatos para o seu computador. Se também quiser que cada contato seja exportado com todas as colunas de dados que estão na lista, basta marcar a opção "Todas as colunas".

3) Se quiser exportar apenas um segmento da lista, siga os passos acima, mas carregue o segmento pretendido antes de clicar em Exportar.

Se a lista ou segmento a exportar for muito grande, o E-goi enviará uma notificação por email quando finalizar (pode usar o E-goi normalmente entretanto).

 

 

Eliminar lista de contatos

1) Vá ao menu "Contatos" e clique em "Ver Todas" (no canto inferior esquerdo do Menu). Vai aparecer uma página com todas as suas listas de contatos.

2) Clique no botão de opções (é um botão azul) do lado direito da lista que quer eliminar, escolha "Eliminar" e confirme a operação.

Por segurança, se tiver enviado recentemente uma campanha para a lista que pretende eliminar, essa lista não será eliminada. Só poderá fazê-lo cerca de 30 dias depois do envio dessa campanha. Este intervalo de tempo é necessário para que os contatos que receberam a campanha possam remover-se ou editar a inscrição (pois não poderão fazer isso quando a lista for eliminada).

 

 

Procurar contatos nas listas

1) Vá ao menu "Contatos" e clique no botão "Procurar contatos em todas as listas" que encontrará à direita.


2) Escolha se quer localizar o contacto pelo email ou por outro dado dele, escreva a informação que o E-goi vai tentar encontrar e clique em "Procurar".

Instantes depois, se o E-goi encontrar o contato, vai mostrar a lista onde se encontra, o estado dele e um botão para ver uma página com todos os dados que o E-goi armazenou sobre ele.

 

 

Usar a limpeza automática de contatos

Se tiver uma lista de contatos antiga (ex. mais de 1 ano) ou que não foi recolhida conforme as boas práticas, muitos dos endereços de email podem já não existir ou estar fora de uso, o que gerará bounces que prejudicam os seus envios e a sua conta E-goi.

Na limpeza automática, ficarão com o estado de subscrição “removido” todos os contatos que não tenham aberturas nos últimos 6 meses e que:

  • Têm um endereço de email inválido ou mal escrito (conforme as regras de sintaxe definidas no documento RFC2822)
  • Têm emails usados em ListBombs, ou seja, endereços inscritos automaticamente de forma abusiva e indiscriminada num formulário
  • São conhecidos por serem emails usados para fazer envios abusivos ou spam
  • Têm tendência a marcar emails como spam
  • Foram marcados como hard-bounces
  • Possam trazer grande risco para os seus envios de email

1) Clique no menu "Contatos" e de seguida em "Ver todas" (canto esquerdo do menu).

2) Clique no botão de opções das listas de contatos e escolha "Limpar contatos inválidos". Escolha o tipo de contatos que a sua lista tem.

3) Clique então em "Limpar a lista". A limpeza será feita nos instantes seguintes e avisaremos por email assim que estiver concluída.

Se mesmo após a limpeza surgirem algum tempo depois novamente endereços de email estranhos, é importante perceber de que forma obteve esses contatos. Poderão entrar através de formulário ou de uma integração via API que não obrigue a confirmar a inscrição e que seja alvo de ListBombs.

 

 

Usar o callback da lista de contatos

callback é uma forma universal de integrar os contatos que tem no E-goi com um CRM ou software de gestão de clientes externo.

Sempre que houver inscrições, mudanças de dados nos contatos ou remoções, o E-goi envia essa informação para um URL de callback, que pode tratar do seu lado da forma que quiser.

Imagine que gostaria que um contato que se removesse da sua lista de contatos no E-goi também fosse removido do seu CRM:

1) Configure no seu site um URL que possa receber e gravar dados em XML (ex. https://www.example.com/CallbackEgoi.aspx ).

2) Acesse o E-goi, vá ao menu "Listas" e clique em "Opções" da lista de contatos cujos dados quer receber no callback.

3) Vai aparecer a página de opções da lista. Clique em "Notificações" (no lado esquerdo) e vá a "Callback da API". Insira o URL que criou no passo 1, escolha as notificações de remoção que o E-goi vai enviar para esse URL (e quaisquer outras que também pretenda enviar) e grave as opções.

4) Daí em diante, sempre que um contato se remover da lista, o seu URL de callback vai receber um XML do E-goi com a informação. Pode então usá-la para remover o contato no seu CRM de forma manual ou automática.

 

Exemplo de dados devolvidos pelo callback

XML enviado na remoção de um contatoArray  (      [removeSubscriber] => <DATA><UID>34b7624024</UID><LIST>8</LIST><FIRST_NAME>Exemplo</FIRST_NAME><LAST_NAME></LAST_NAME><EMAIL>example@example.com</EMAIL><CELLPHONE></CELLPHONE><TELEPHONE></TELEPHONE><FAX></FAX><LANGUAGE>pt</LANGUAGE><BIRTH_DATE></BIRTH_DATE><DATE_ADD></DATE_ADD><STATUS></STATUS><EXTRA_FIELD_1></EXTRA_FIELD_1><REMOVE_DATE></REMOVE_DATE><REMOVE_METHOD></REMOVE_METHOD><REMOVE_OPTION></REMOVE_OPTION><REMOVE_OBS></REMOVE_OBS><STATS_EMAIL_SENT></STATS_EMAIL_SENT><STATS_EMAIL_VIEWS></STATS_EMAIL_VIEWS><STATS_EMAIL_CLICKS></STATS_EMAIL_CLICKS><STATS_EMAIL_FORWARDS></STATS_EMAIL_FORWARDS><STATS_EMAIL_FORWARDS_SUCCESS></STATS_EMAIL_FORWARDS_SUCCESS><STATS_SMS_SENT></STATS_SMS_SENT><STATS_SMS_DELIVERED></STATS_SMS_DELIVERED><STATS_FAX_SENT></STATS_FAX_SENT><STATS_FAX_DELIVERED></STATS_FAX_DELIVERED><STATS_VOICECALL_SENT></STATS_VOICECALL_SENT><STATS_VOICECALL_ANSWERED></STATS_VOICECALL_ANSWERED><STATS_MMS_SENT></STATS_MMS_SENT><STATS_LAST_EMAIL_VIEW_CITY></STATS_LAST_EMAIL_VIEW_CITY><STATS_LAST_EMAIL_VIEW_REGION></STATS_LAST_EMAIL_VIEW_REGION><STATS_LAST_EMAIL_VIEW_COUNTRY></STATS_LAST_EMAIL_VIEW_COUNTRY><TOTAL_SOCIAL_NETWORKS></TOTAL_SOCIAL_NETWORKS><TOTAL_BOUNCES></TOTAL_BOUNCES><TOTAL_SOFT_BOUNCES></TOTAL_SOFT_BOUNCES><TOTAL_HARD_BOUNCES></TOTAL_HARD_BOUNCES></DATA> 

 

 

 

Mover contatos para outra lista

1) Vá ao menu "Contatos" e clique em "Contatos" da lista onde estão os contatos que deseja mover.

2) Na página de contatos, marque os contatos que pretende mover (assinalando a caixinha ao lado de cada um). Se quer mover os contatos que estão dentro de um segmento, carregue esse segmento e siga os passos abaixo.

3) Clique em "Operações" (no fundo da página). Na janela que aparecer, clique em "Mover", escolha a lista para onde os contatos serão movidos e confirme a operação. Lembre-se de que, por segurança, depois de mover os contatos, não poderá movê-los novamente para a lista de origem ou para qualquer lista onde de onde esses contatos já tenham sido movidos.

4) O E-goi moverá os contatos escolhidos num prazo de 24 horas.

 

 

Especificar as notificações que recebo sobre a lista de contatos

O E-goi envia um email de notificação sempre que alguém se inscreve na lista de contatos ou se remove, entre outras ações.

Se não quiser receber estas notificações ou prefere que o E-goi notifique um endereço de email diferente:

1) Vá ao menu "Contatos" e clique em "Opções" da lista cujas notificações quer alterar.

2) Na página de opções, vá à área "Notificações", desmarque as notificações que não deseja receber e grave a alteração. Também pode escolher os usuários (utilizadores) E-goi que vão ser notificados (se quiser notificar um outro endereço de email, é só adicioná-lo como usuário E-goi).

 

 

Perguntas frequentes

 

Quantas listas de contatos posso criar?

Depende do seu plano.

1) Clique no menu superior direito da sua conta e escolha Gestão de planos e saldo.

2) Verá toda a informação sobre o seu plano, incluindo o número de listas que pode criar.

3) Se precisar de mais listas do que o limite, considere um upgrade para uma conta de nível superior ou eliminar uma das listas.

Recomendamos sempre que use uma única lista organizada por segmentos e tags, a gestão de contatos fica muito mais simples e eficaz, pois pode utilizar tantos segmentos ou tags quantos quiser!