O Gmail corta os meus emails. Como posso evitar isso?

Provavelmente já notou que alguns emails aparecem cortados no Gmail e com uma indicação como a que vê abaixo.

É verdade, o Gmail recorta emails que tenham um tamanho superior a 102 KB e mostra um link onde poderá ver toda a mensagem. 

 

Por trás de uma campanha de email, existe um código HTML que contém texto, URLs de imagens e links, códigos de seguimento, formatação do texto e mais elementos.
Quando todos estes elementos ultrapassam os 102 KB não é só a mensagem que aparece cortada, o código de seguimento que nos permite saber o número de aberturas (e que geralmente está no fundo) também fica escondido. Ou seja, o leitor não consegue visualizar logo toda a mensagem e nós ficamos sem saber quem abriu o email.

 

 

Mas não entre em pânico! :) Isto só acontece com o Gmail e pode experimentar estas dicas para evitar essa situação:

 

- Evite copiar e colar diretamente conteúdo de um editor de texto ou de um website
Se o fizer, escolha a opção de “colar sem formatação”. Se simplesmente colar a informação, pode estar a adicionar código de formatação extra e desnecessário que vai aumentar o tamanho do email.

 

- Faça uma boa seleção do conteúdo a incluir no email
É relativamente fácil chegar aos 102 KB, por isso deve ser bastante seletivo com o conteúdo que coloca em cada email.
Se tem muito conteúdo a ser enviado, pode dividi-lo em várias campanhas. Também pode optar por colocar apenas os tópicos mais relevantes e adicionar links que encaminhem o leitor para uma página de leitura mais profunda ou para uma ação.

Reduzir o tamanho das imagens pode ajudar?
Infelizmente não :(
Quando adiciona uma imagem à sua campanha, esta fica hospedada externamente num servidor. É por isso que o seu peso não afeta o tamanho da mensagem.

Por outro lado, quando insere uma imagem no seu email, esta vai gerar um URL no código HTML e isto sim vai influenciar no tamanho da mensagem. Se apagar uma imagem, essa linha de código desaparece e consequentemente reduz o tamanho da mensagem.

 

- E por último, não se esqueça de testar a campanha
Apesar de existirem algumas ferramentas online para testar a visualização do email em diferentes plataformas, envie sempre um teste da campanha para uma conta Gmail antes de fazer o envio final à sua lista de contactos.