Testar e enviar campanha

Temas deste artigo

 

Antes de enviar uma campanha, é importante testar a entrega para garantir que seja recebida corretamente. 

 

 

O que é o teste e envio da campanha?

São passos essenciais quando cria uma campanha no E-goi. O teste é fundamental para verificar antes do envio real que a mensagem é entregue devidamente e que tem o aspecto que pretende. O envio é o envio final, que deve ser sempre feito com atenção redobrada para garantir que a mensagem é enviada exatamente conforme os critérios desejados.

 

 

Antes de começar

 

Pré-requisitos

Para testar e enviar uma campanha, é essencial que você tenha:

  • A campanha com conteúdo já essencialmente pronto.
  • Uma lista de contatos preparada no E-goi, se necessário com os segmentos pretendidos para o envio.

 

 

Custos

Cada teste conta sempre como um envio normal.

Se for um teste de email e o seu plano E-goi tiver envios de email ilimitados, pode fazer todos os testes que quiser.

Se for um teste de email, mas o seu plano E-goi não tem envios de email ilimitados, o teste será descontado dos seus envios.

Se for um teste de SMS, SmartSMS, voz ou push, o teste será descontado dos seus envios.

 

 

Passo-a-passo

 

Fazer um teste de entrega

Antes de enviar uma campanha, pode testar a entrega para comprovar que a campanha é entregue devidamente e tem o aspecto pretendido.

O teste serve apenas para esse efeito. Se quiser testar o sucesso potencial da campanha, deve fazer um teste A/B.

 

Testar a entrega de campanhas de email

1) Vá ao menu Comunicar, depois a Email e clique em Ver todas.

2) Clique em Editar na campanha. Ao editar o conteúdo da campanha de email, vá a Testes e escolha Enviar teste. Escreva o endereço de email que vai receber o teste (pode ser mais que um) e clique em Enviar.

Veja no vídeo abaixo esta opção:

 

 

Testar a entrega de campanhas de SMS, Smart SMS, push ou voz

1) Vá ao menu Comunicar, depois ao tipo de campanha que pretende e clique em Ver todas.

2) Clique em Editar na campanha. Ao editar o conteúdo da campanha (ex. SMS), vá a Testar a entrega e escolha Enviar teste. Escreva o número que vai receber o teste (pode ser mais do que um) e clique em Enviar.

Veja no vídeo abaixo esta opção na campanha de SMS (é idêntico nas campanhas de SmartSMS, voz e push):

 

 

 

 

Fazer um teste para um grupo

Em vez de escrever os endereços de email ou números das pessoas sempre que faz um teste, pode criar um grupo com elas e escolhê-lo quando quiser enviar o teste.

Para criar um grupo, ao enviar o teste, escolha a opção Enviar para grupo de teste e crie um grupo com as pessoas que pretende.

 

 

Fazer o envio real da campanha

1) Vá ao menu Comunicar, depois ao tipo de campanha que quer enviar e clique em Ver todas.

2) Clique em Editar na campanha. Se o conteúdo dela estiver pronto, avance para o passo Preparar.

3) Na página de publicação, escolha se quer enviar já ou num certo dia e hora.

4) Escolha a lista de contatos (e os segmentos dela, caso necessário) que vão receber a campanha.

Atenção: Se não escolher nenhum segmento, a campanha será enviada para toda a lista!

5) Avance para o passo Resumo. Confirme cada um dos pontos e clique em Enviar a campanha. A campanha vai entrar na fila de envio e deverá ser enviada instantes depois.

 

 

Publicar campanha de email no Facebook ou X

Quando o E-goi envia o seu email, pode ao mesmo tempo publicá-lo automaticamente no Facebook ou X (antigo Twitter). É uma boa forma de divulgar a sua mensagem aos seguidores que tem nestas redes sociais:

1) Comece por criar a sua campanha de email. Quando estiver pronta a enviar, avance para o passo do envio.

2) No passo do envio, clique em "Outras opções" (no fundo da página) e marque "Publicar no Facebook depois do envio".

3) Se ainda não integrou a sua conta E-goi com o Facebook, vai aparecer uma janela que pede para autorizar o E-goi a fazer a publicação. Dê essa autorização.

4) É tudo. Confirme que a opção "Publicar no Facebook depois do envio" está marcada e publique então a campanha de email normalmente.

5) Depois de o email ter sido enviado, o E-goi publicará esse mesma campanha de email no perfil ou página Facebook que escolheu na integração.

6) Se tiver perfil no Twitter, basta seguir os mesmos passos acima, mas escolher "Publicar no Twitter depois do envio".

 

 

Perguntas frequentes

 

As pessoas que recebem o teste são adicionadas à lista de contatos no E-goi?

Não. Os testes servem apenas para verificar se a mensagem é entregue. Também por isso não têm relatórios e os links não estão completamente operacionais.

 

O que é a recomendação de horário de envio nas campanhas de email?

É uma recomendação automática que o AI do E-goi pode fazer com base nos seus envios de email anteriores. Veja como funciona.

 

Acabei de enviar a campanha. Ainda posso cancelar?

Só se o envio ainda estiver em curso. Logo após enviar a sua campanha, o E-goi mostra a página dos envios em curso. Se vir a sua campanha nessa página, clique no ícone de opções dela (lado direito da página de envios) e escolha "Cancelar". Lembre-se que as mensagens que já tenham saído não podem voltar atrás, dado que foram entregues nos serviços de correio ou nas operadoras e estão fora do alcance do E-goi.

 

Posso enviar campanha para várias listas de contatos ao mesmo tempo?

Sim, mas não recomendamos! O ideal é usar sempre uma só lista de contatos organizada por segmentos (pode ter tantos quantos quiser).

Se mesmo assim quiser enviar a sua campanha para mais do que uma lista em simultâneo, vá ao passo Preparar dessa campanha e escolha mais do que uma lista.

No entanto, é muito importante saber que:

  • A sua campanha não deve conter conteúdo variável (ou seja, conteúdo que muda automaticamente para cada contato).
  • Ao ativar a opção de "Enviar só uma vez a contatos repetidos", apenas será feita uma validação dentro de cada uma das listas e de forma independente. Isto quer dizer que não existe uma validação que cruze os dados entre elas.
    Veja algumas situações que podem acontecer:
    - Se um contato estiver repetido na Lista 1 e também existir na Lista 2, ele vai receber a sua campanha 2 vezes.
    - Se um contato estiver repetido na Lista 1 e não existir na Lista 2, ele vai receber a sua campanha 1 vez.
    - Se um contato existir na Lista 1 e na Lista 2, ele vai receber a sua campanha 2 vezes.

 

O que significam os resultados do teste anti-spam?

Um dos testes que o E-goi faz à sua campanha de email é o teste anti-spam. Baseia-se no filtro SpamAssassin, muito frequente no meio empresarial.

As regras e pontuações são do próprio SpamAssassin e não temos poder sobre elas, mas aqui estão soluções para os avisos mais frequentes:
 

Aviso Solução
HTML_90_100 O email tem demasiado código HTML para tão pouco texto (90_100 significa que está com 90% a 100% de HTML em relação ao texto). Procure adicionar mais texto ao email para equilibrar a proporção.
HTML_TAG_EXIST_TBODY O código HTML do seu email tem uma tag "tbody", que não é adequada para emails. Basta eliminá-la.
SUBJ_ALL_CAPS O título (assunto) do email está todo em maiúsculas. Não faça isso, pois parece um grito :)
HTML_IMAGE_RATIO_02 As imagens do email são demasiado grandes para a quantidade de texto em redor delas. Tente inserir mais texto ou reduzir as dimensões das imagens para que o equilíbrio seja perfeito.
HTML_IMAGE_ONLY_08 O email tem uma ou mais imagens mas praticamente nenhum texto. Não faça emails só com imagens, pois são frequentemente considerados spam.
FUZZY_CREDIT O SpamAssassin acha que o texto do seu email esconde uma palavra inglesa utilizada por spammers ("credit", neste caso). Este aviso pode aparecer se tiver no texto, por exemplo, uma frase como "creditar as fontes". Basta reformular a frase de modo a que a palavra não esteja presente.
URIBL_BLACK O email tem um domínio no conteúdo ou no remetente que consta da lista negra URIBL. Fale com a URIBL e tente saber o motivo que levou a que o domínio entrasse na lista, para poder removê-lo.
MIME_QP_LONG_LINE Provavelmente existe um link no email que tem mais de 76 caracteres. Não é recomendável usar links tão longos.

 

Os links não estão operacionais nos testes de entrega e na pré-visualização

Se clicar em qualquer link do seu email ao pré-visualizá-lo ou ao usar a nossa funcionalidade de teste de entrega, o link não abrirá imediatamente. Primeiro o E-goi diz qual é o link e só então pode clicar nele para abri-lo.

Este comportamento serve para garantir que nenhum link modifica a pré-visualização do seu email. Além disso, os links especiais do E-goi (como os de remoção, visualização ou redes sociais) só funcionam, obviamente, no email real.

Esta situação só acontece na pré-visualização e no teste de entrega. No envio final, os links abrirão normalmente quando os contatos clicarem neles.

 

Por que motivo aparece 1hostingservice.com nos meus envios para o Gmail?

Por vezes, quando envia um email aos seus contatos, quem receber no Gmail pode reparar que foi enviado "através de 1-hostingservice.com".

O 1-hostingservice.com é um domínio do E-goi que ajuda a melhorar a entrega dos seus emails. Se a reputação do seu domínio no Gmail ainda não for a ideal (é normal que não seja nos seus primeiros envios; ela melhorará à medida que for enviando emails relevantes e segmentados), o Gmail vai entregar a mensagem através do nosso 1-hostingservice.com para assegurar a maior eficácia possível.

 

O Gmail corta o conteúdo dos meus emails

O Gmail recorta emails que tenham um tamanho de código HTML superior a 102 KB e mostra um link para ver toda a mensagem.

  • Evite copiar e colar diretamente conteúdo de um editor de texto ou de um website: Se o fizer, escolha a opção de “colar sem formatação”. Se simplesmente colar a informação, pode estar a adicionar código de formatação extra e desnecessário que vai aumentar o tamanho do email.
  • Faça uma boa seleção do conteúdo a incluir no email: É relativamente fácil chegar aos 102 KB, por isso deve ser bastante seletivo com o conteúdo que coloca em cada email. Se tem muito conteúdo a ser enviado, pode dividi-lo em várias campanhas. Também pode optar por colocar apenas os tópicos mais relevantes e adicionar links que encaminhem o leitor para uma página de leitura mais profunda ou para uma ação.
  • Reduzir o tamanho das imagens não ajuda: Quando adiciona uma imagem à sua campanha, esta fica hospedada externamente num servidor. É por isso que o seu peso não afeta o tamanho da mensagem. Por outro lado, quando insere uma imagem no seu email, esta vai gerar um URL no código HTML e isto sim vai influenciar no tamanho da mensagem. Se apagar uma imagem, essa linha de código desaparece e consequentemente reduz o tamanho da mensagem.
  • Não se esqueça de testar a campanha: Apesar de existirem algumas ferramentas online para testar a visualização do email em diferentes plataformas, envie sempre um teste da campanha para uma conta Gmail antes de fazer o envio final.

 

O E-goi diz que tenho domínio recente ou links em lista negra!

 

Domínio demasiado recente

O domínio é aquela parte de um endereço de email que vem depois do "@". Por exemplo, se usasse eu@example.com como remetente dos seus emails, o domínio seria example.com.

Mas caso esse domínio tenha sido criado há pouco tempo, os serviços de correio (Gmail, Outlook.com, Yahoo, etc.) desconfiam dele, pois os domínios muito recentes costumam ser fonte de spam!

Portanto, se aparecer este aviso, fale com o nosso suporte (use a área de "Ajuda") para podermos verificar a idade do seu domínio e propôr uma solução.

 

Domínio em lista negra

Se o E-goi encontrar nos links da sua campanha de email um domínio em lista negra (ou seja, um domínio que os serviços de correio consideram ser fonte de spam), não enviará a campanha, dado que a sua reputação de envio ficaria arruinada.

Fale com o nosso suporte (use a área de "Ajuda"). Vamos analisar o que levou esse domínio a ficar marcado, para que possa então pedir que seja removido da lista negra.

 

Posso enviar imagens ou documentos em anexo aos meus emails?

Para envios de email marketing, não, pois viola as normas e boas práticas. Mas para envios transacionais, é possível enviar anexos. 

 

Com que velocidade o E-goi envia emails?

O E-goi envia emails sempre à velocidade máxima permitida por estes elementos:

  • reputação de envio da sua conta E-goi: Quanto maior a sua reputação (que depende sobretudo do interesse dos seus contatos pelas suas comunicações), mais depressa os emails são enviados.
  • As importações de contatos que fizer: Certas importações e exportações podem levantar suspeitas de spam e limitar a velocidade dos seus envios durante alguns dias enquanto o E-goi analisa os contatos em pormenor.
  • O seu tipo de conta E-goi: Quanto maior o nível da sua conta, maior a prioridade de envio.
  • O interesse (engagement) dos seus contatos: Quanto mais interesse as pessoas demonstrarem pelos emails que lhes envia (abrindo, clicando e sem fazerem queixas de spam), mais depressa os serviços de correio (Gmail, Outlook.com, Yahoo, etc.) confiam nesses emails e entregam às restantes pessoas, pois constatam que todas querem mesmo recebê-los.
  • As limitações impostas pelos próprios serviços de correio: Além de limitarem a velocidade de entrega de acordo com o interesse das pessoas, o Gmail, Outlook.com, Yahoo e muitos outros serviços de correio têm limites fixos que regulam o número de emails que podem receber por hora.