Criar campanha de email

Temas deste artigo

 

Aprenda a criar e enviar campanhas de email com o E-goi. Escolha uma lista de contatos, crie o email do zero ou importe um modelo, e envie facilmente.

 

O que é uma campanha de email marketing?

A criação de campanhas de email marketing é uma forma eficiente de se conectar com sua audiência, divulgar novidades, compartilhar conteúdos de valor e impulsionar vendas. Compreender como aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis no E-goi pode elevar a eficácia dessas campanhas.

Neste guia, vamos detalhar o processo de criação e personalização de campanhas de email no E-goi, desde a construção de um email do zero até a utilização de modelos pré-definidos, integrando com ferramentas analíticas, personalizando o snippet para aumentar taxas de abertura e muito mais.

 

 

Antes de começar

 

Pré-requisitos

Para garantir uma execução suave da criação da sua campanha de email, confirme que:

  • Possui uma lista de contatos definida, consentida e segmentada conforme necessário.
  • Decidiu se a campanha será um envio único ou recorrente.
  • Verificou a integração do E-goi com o Google Analytics, caso pretenda fazer uso desta funcionalidade.
  • Preparou o conteúdo do seu email, incluindo imagens e textos.

 

 

Opções principais da campanha de email

Título (ou assunto): É o nome da campanha que vai enviar aos seus contatos. Este nome irá fazer toda a diferença na altura do seu contato abrir ou não o que lhe enviou, por isso pense bem nele. Pode personalizar o seu texto com códigos de personalização.  

Remetente: É o endereço de email que fará o envio da sua campanha e será visto pelos seus contatos. Pode escolher entre vários endereços (se tiver mais que um) e pode adicionar novos remetentes clicando no botão azul +

Reply-to: Também conhecido como endereço de resposta. Este é o email que vai receber as respostas dos seus contatos. É útil se precisar de comunicar algo ao seu contato, mas depois quiser receber a resposta num email mais geral ou de outro departamento. Pode novamente escolher entre vários emails (se existir mais do que um) ou adicionar novos clicando no botão azul +.

 

Opções avançadas:

Integrar com o Track & Engage: Caso indique o seu site nos emails, a ativação desta opção permite-lhe saber que páginas visitaram os seus cliente e o que fizeram nelas, levando-o a perceber o que os seus clientes procuram. Deverá configurar o Track & Engage da sua conta antes de ativar esta opção.

Deixar que os contatos comentem este email pelo Facebook: Pode ativar esta opção para que os seus clientes possam interagir com as suas campanhas através de comentários no Facebook.

Integrar com o Google Analytics: Ativando esta opção torna-se mais fácil analisar as visitas ao seu site. Pode deixar cada parâmetro preenchido por defeito pelo E-goi (utm_sourceutm_mediumutm_termutm_campaign e utm_content) ou pode personalizá-los. Deverá integrar a sua conta E-goi com o Google Analytics antes de ativar esta opção.

Snippet Automático: É um pequeno texto que usa as primeiras palavras do seu email e aparece logo a seguir ao asunto ou título do email. Pode mantê-lo automático ou pode optar pelo personalizar o snippet para aumentar a taxa de abertura dos seus emails.

Versão em texto automático: Esta opção cria uma versão em texto do seu email para que o conteúdo também possa ser visto em leitores que não aceitam HTML ou imagens. Desta forma certifica-se que todos os seus contatos conseguem ler o seu email.

Miniatura: Pode escolher uma imagem (clicando no botão Procurar) que irá ser a capa do seu email caso pretenda publicar a campanha também no Facebook ou no Twitter.

 

 

Passo-a-passo

 

Criar e enviar campanha de email

 

1) Acesse o menu Comunicar > Email e clique em Criar.

2) Escolha a lista de contatos e defina o tipo de envio (único ou recorrente). Clique em Avançar.

3) Escolha como deseja criar o email: do zero (com o Email Builder, para uso simples ou Editor Avançado, para modificar a fundo o HTML) ou a partir de um modelo pré-existente ou até importando uma newsletter sua já pronta.

4) Quando tudo estiver pronto, clique em Avançar e siga os passos para enviar a campanha.

 

 

Personalizar o snippet do email

A maioria dos serviços correio (como Gmail, AppleMail, Outlook.com e quase todos os leitores de email nos smartphones) mostram uma pequena pré-visualização do conteúdo de cada email na caixa de entrada. No Gmail aparece assim:

Aquelas palavras cinzentas ao lado do título do email são o snippet (ou por vezes também denominado "pre-header"). É uma pré-visualização do conteúdo que pode dar ainda mais força ao próprio título.

1) Npasso Opções da campanha de email, clique em Avançadas e desmarque a opção Snippet automático (que usa como snippet as primeiras palavras do seu email).

2) Escreva no snippet o texto que quer que apareça (até um máximo de cerca de 160 caracteres). Assegure-se de que é um texto apelativo, pertinente e que complementa perfeitamente o título.

3) Grave a campanha. Na pré-visualização ou teste de envio, aparecerá já o snippet com o texto que introduziu.

Se o texto do snippet for pequeno e vir que aparecem ao lado dele as primeiras palavras do email (que podem não ter relação com o snippet), aumente o texto do seu snippet ou ajuste as primeiras palavras do email de modo a que se harmonizem com o snippet.

 

 

 

Integrar a campanha de email com o Google Analytics

Se usa o Google Analytics para analisar as visitas ao seu site, o E-goi pode fazer com que as visitas provenientes da campanha de email sejam identificadas como fonte de tráfego no Analytics.

1) Confirme que o seu Google Analytics está devidamente configurado para analisar o tráfego do seu site. Assegure-se de que o conteúdo do email tem pelo menos um link para uma página do site.

2) Vá ao passo Opções da campanha de email. Clique em Avançadas e marque a opção Integrar no Google Analytics. Grave a campanha.

3) Quando enviar a campanha, o Google Analytics saberá quais foram os contatos que chegaram ao site clicando num link da campanha de email e seguirá a visita deles ao longo do site.

4) Para ver esse tráfego, acesse sua conta no Analytics, e vá ao Relatório de Aquisição de Tráfego. Verá então o título (assunto) de cada campanha E-goi que já enviou e os resultados correspondentes.

 

Parâmetros do E-goi que o Google Analytics recebe

  • utm_source - fonte de tráfego ("e-goi").
  • utm_medium - canal de origem do tráfego ("email").
  • utm_term - título (ou assunto) da campanha de email (se quiser passar o nome interno da campanha ao Analytics, use o nosso código !internal_name).
  • utm_campaign - nome público da lista de contatos para onde vai enviar a campanha (também pode usar o nosso código !list_id para passar o ID da lista).
  • utm_content - normalmente está vazio, mas pode usá-lo para testes A/B simples no conteúdo da campanha (ex. diferenciar dois links de call-to-action e ver no Analytics qual foi o que teve melhores resultados).

 

 

Criar modelo de campanha de email

A partir de uma campanha de email existente

1) Ao editar a campanha, em qualquer passo, clique em Gravar como modelo através do botão da barra inferior.

2) A campanha será gravada como modelo para futuros envios.

3) Para usar o modelo que gravou, escolha Meus modelos da próxima vez que criar uma campanha de email (no passo em que o E-goi pergunta de que forma quer criá-la) e selecione o modelo que gravou.

Também pode ver o modelo (e criar uma campanha de email a partir dele) indo ao menu Meus Recursos e clicando em Modelos.

 

A partir do zero

1) Vá ao menu Meus recursos e clique em Modelos.

2) Clique em Criar modelo e escolha a Lista de contatos à qual vai ficar associado o modelo.

3) Selecione Do Zero e depois Vazio.

4) Dê um nome à campanha e escolha o seu editor favorito: Email Builder ou Editor Avançado.

5) Crie o seu email e quando estiver contente com o resultado, clique em Gravar no botão da barra inferior.

 

 

Importar newsletter feita fora do E-goi

Se já fez o seu email com um editor de HTML externo ao E-goi e tem no seu computador o código-fonte e as imagens, pode importá-lo para o E-goi.

1) No seu computador, entre na pasta onde está o documento HTML do email mais as imagens correspondentes.

2) Vamos compactar tudo num arquivo ZIP. Antes de fazer isso, confirme que:

  • o documento HTML ficará na raiz do arquivo ZIP (ou seja, em vez de compactar a pasta onde está o documento HTML, compacte o próprio documento HTML mais as imagens)
  • o nome do documento HTML e das imagens é o mais simples possível (sem espaços nem caracteres especiais)
  • o nome do arquivo ZIP é o mais simples possível (ex. "newsletter.zip")

2) Crie o arquivo ZIP no seu computador conforme a estrutura acima descrita. O arquivo não deve ter mais de 20 MB.

3) Acesse o E-goi, vá ao menu Comunicar, depois a Email e clique em Criar.

4) Na janela que surgir selecione a Lista de contatos que vai receber o email. Selecione o tipo de envio e clique em Avançar.

5) Clique em Importar e escolha Importar arquivo ZIP,.

6) Escolha o arquivo ZIP no seu computador e importe para o E-goi.

7) Aparecerá o Editor Avançado do E-goi com o HTML que importou.

O E-goi importa estritamente o HTML que pediu para importar (só o URL das imagens e links serão alterados para os do E-goi), portanto assegure-se de que o código HTML do seu email cumpre sempre as normas e boas práticas do email marketing.

 

 

Armazenar no E-goi as respostas aos meus emails

Quando envia uma campanha de email pelo E-goi, as respostas dos contatos vão para o endereço que usou como remetente (ou para outro que tenha definido como endereço de resposta do email).

O E-goi pode filtrar alguns dos avisos de férias ou fora do escritório e armazenar as respostas dos contatos.

1) No passo Opções da campanha, marque a opção Armazenar as respostas no E-goi.

2) Depois de a campanha ser enviada, o E-goi vai mostrar as respostas no perfil de cada contato (e também vai recebê-las no endereço de correio que usou como reply-to). Para ver a resposta de um certo contato, procure esse contato, edite o perfil dele e clique em Respostas.

No relatório da campanha de email, verá também os resultados na área Respostas.

 

Segmentar contatos pelas respostas

1) Para separar só os contatos que responderam, crie um segmento com base no segmento automático Contatos que responderam.

2) Para separar os contatos cuja resposta inclui uma certa palavra, crie um segmento com base no critério Conteúdo da resposta à campanha e escreva a palavra a procurar. Também pode segmentar pela data da resposta ou pelas pessoas que deram mais respostas. É só escolher o critério que pretende.

 

 

Ver o relatório da campanha de email

 

1) Clique no menu Comunicar, vá a Email e clique em Ver todos.

2) Clique em Relatório da campanha que quer analisar.

 

 

Perguntas frequentes

 

A minha campanha de email não entrou no inbox

Assegure-se de que segue as boas práticas do email marketing.

 

Posso adicionar variações nas opções das minhas campanhas?

Sim. Além de variações automáticas no conteúdo do seu email, também pode ter variações no Título (assunto), Remetente, e Reply-to para segmentos específicos, melhorando a personalização e relevância de suas campanhas.

Para isso, clique em + Variação para cada uma das opções acima. Personalize o conteúdo e selecione o respetivo segmento.

  • Pode adicionar todas as variações que precisar.
  • Pode incluir códigos de personalização nas variações do assunto.
  • Deverá escolher também os segmentos antes de enviar a campanha, no passo Preparar.

 

É possível iniciar uma automação com base numa resposta a um email?

Sim, ao criar a automação, use o trigger Resposta para deflagrar ações automáticas baseadas nas respostas dos contatos.

 

 

Media Travel & Logistics

Use case E-goi:

Tema: Email Marketing

Empresa: Media Travel & Logistics

Aprenda com este caso: "Media Travel & Logistics: Intensificou a proximidade com clientes"