O que é campo do tipo "lista de valores" e como se importa para o E-goi?

Qualquer contato que insere no E-goi fica com um conjunto de campos pré-definidos (nome, email, etc.), mas é possível adicionar facilmente mais campos com qualquer outra informação! Esses campos (a que chamamos "campos extra") podem ser texto (ex. um endereço postal), números (um número de cliente), datas (data de nascimento) ou até uma lista de valores (uma lista de produtos favoritos).

Imagine que tem uma loja onde cada cliente está associado a uma lista de produtos favoritos. Se quiser importar essa informação valiosa para o E-goi, basta seguir estes passos:

 
1) Vá ao menu "Listas", localize a lista onde quer inserir a informação e clique em "Opções".
 
2) Na página de opções, vá à área "Campos" e, em "Campos extra", adicione um campo novo. Ao adicionar o campo, escolha o tipo "Lista de valores".

3) Dê um nome ao campo (ex. "Produtos favoritos") e clique em "Adicionar" para inserir o nome do primeiro produto favorito. Faça o mesmo para todos os outros produtos favoritos que pretende que o campo inclua e clique em "Gravar" quando terminar.

4) Verá que cada produto favorito ficou com um número de identificação (ID). Anote esses números, pois vai precisar deles mais tarde quando importar a sua base de dados de clientes para o E-goi.

5) Abra a sua base de dados de clientes no Excel (ou noutro editor semelhante) e insira uma coluna "Produtos favoritos". Agora, para cada cliente, introduza o número de identificação que o E-goi deu para cada um dos produtos favoritos desse cliente. O formato a seguir é sempre este:

"'Primeiro_número';'Segundo_número';'Terceiro_número'"

Assim, por exemplo, se os produtos favoritos de um determinado cliente são Fruta, Peixe e Arroz e os números de identificação desses produtos no E-goi são respectivamente 1, 2 e 3, teria que inserir isto:

"'1';'2';'3'"

6) Faça o mesmo para os restantes clientes da sua base de dados. Quando finalizar, grave as modificações e importe essa base de dados para o E-goi.

Pronto! Quando a importação terminar, pode então usar esta informação sobre os produtos para segmentar facilmente os seus clientes no E-goi.