Fazer teste A/B (split-test) de um email

Temas deste artigo

 

O teste A/B é uma ótima maneira de descobrir o que funciona melhor no seu email. O E-goi oferece essa funcionalidade para seus contatos.

 

 

O que é o teste A/B?

O email marketing é uma ferramenta poderosa para alcançar o seu público, mas saber como otimizar suas campanhas pode ser um desafio. Aqui é onde entra o teste A/B, ou split-test, uma técnica que permite testar duas ou mais versões de um email para descobrir qual performa melhor.

O E-goi facilita esse processo, permitindo que você envie diferentes versões de um email para um segmento de sua lista de contatos e, com base nos resultados, decida qual versão enviar para o restante.

 

 

Antes de começar

 

Pré-requisitos

Para realizar um teste A/B eficaz, é essencial que você tenha:

  • Duas ou mais versões do email que deseja testar, com variações em elementos específicos como texto do botão, imagens ou linhas de assunto.
  • Uma lista de contatos segmentada e preparada no E-goi.
  • Claridade sobre o critério de sucesso (maior taxa de abertura, cliques, etc.).

 

 

Passo-a-passo

 

Criar versões do email

1) Crie uma campanha de email normalmente.

2) Crie em separado uma segunda versão dessa campanha de email com as diferenças que quiser perante a versão anterior. Podem ser diferenças pequenas (só uma frase) ou grandes (imagens diferentes).

O teste A/B costuma ser feito com duas versões de uma campanha de email, mas pode fazê-lo com até cinco versões.

 

 

Preparar e fazer o teste A/B

1) Vá ao menu Comunicar e clique em Testes A/B (no canto inferior esquerdo do menu). Na página que surgir, clique em Criar teste A/B.

2) Escolha o critério que vai determinar o email vencedor (ex. ganha o que tiver mais cliques). Dê um nome ao teste e escolha a lista de contatos (e se necessário o segmento) onde será feito o teste.

3) Escolha as campanhas de email que quer incluir no teste (são as que criou na sequência de passos anterior).

4) Na área Opções, indique a percentagem de contatos que vão participar (serão estes que decidirão qual será o melhor email) e o número de horas do teste (1 hora costuma bastar).

5) Decida quando é que vai ser feito o teste (agora ou numa certa data e hora) e se o E-goi vai enviar logo em seguida o email vencedor ou se apenas deixa o email vencedor pronto para ser enviado manualmente mais tarde.

6) Finalizada toda a configuração, clique em Ativar teste A/B no fundo da página.

 

 

Aguardar pelo resultado do teste A/B

1) Na altura que escolheu (agora ou num dia e hora específicos), o E-goi vai fazer o teste A/B durante o número de horas que definiu.

2) Quando finalizar, o teste será assinalado com Terminado e ficará disponível um Relatório para ver os resultados e saber qual foi o email vencedor

3) Dependendo da configuração do teste A/B, o email vencedor será enviado automaticamente aos outros contatos ou ficará preparado para ser enviado manualmente.

 

 

Perguntas frequentes

 

Posso fazer um teste A/B em minhas automações no E-goi?

Sim, o E-goi permite realizar testes A/B também em automações, proporcionando assim a chance de otimizar seus funis de marketing.