Autenticar remetentes de email

Temas deste artigo

 

O remetente influencia muito a entrega de seus emails. Para garantir as melhores possibilidades de entrega, é necessário autenticar o remetente.

 

 

O que é a autenticação?

O remetente é crucial nos seus emails, pois identifica o emissor da mensagem. Ao enviar emails pelo E-goi, é importante que os serviços de correio (como Gmail, Outlook.com, Yahoo, etc.) saibam que nos deu autorização para enviar emails em seu nome. Isto é conseguido através da autenticação do seu remetente e da inserção de um CNAME no DNS do seu domínio. Embora possa parecer complexo, estamos aqui para ajudar passo-a-passo!

 

 

Antes de começar

 

Pré-requisitos

Antes de iniciar a autenticação, certifique-se de que possui acesso ao DNS do seu domínio. Se não se sentir confortável em fazer essas configurações sozinho, não há problema. A equipe do E-goi pode tratar de todo o processo gratuitamente.

 

 

Passo-a-passo

 

Autenticar o remetente

1) Clique no menu no canto superior direito (menu com icon de utilizador/Foto de perfil) e selecione Remetentes.

2) Caso ainda não tenha adicionado um remetente de email, adicione-o. Feito isso, clique em Autenticar do lado direito do remetente.

3) Na janela que aparecer, verá três opções:

  • Configurem para mim: Clique aqui e verá um formulário para nos dar algumas informações sobre o seu domínio. Usaremos esses dados exclusivamente para fazer a autenticação e inserir o CNAME. Normalmente fica tudo pronto em poucas horas.
  • Enviar as instruções: Se preferir que seja a empresa que gere o seu domínio a fazer a autenticação, basta clicar aqui para dar as nossas instruções aos responsáveis.
  • Eu trato disso: Caso tenha conhecimentos de gestão de domínios e queira fazer a autenticação sozinho, esta opção mostra os passos a seguir. Comece por escolher a empresa onde o domínio está hospedado e verá um guia com os valores que deve colocar no DNS do seu domínio para o SPF e DKIM mais o DMARC. Uma vez inseridos os valores no DNS e gravada a alteração no domínio, não feche a janela do E-goi! Aguarde até que a mudança se propague (se o TTL que configurou for curto, a propagação leva só cerca de uma hora). Quando tiver a certeza de que as mudanças se propagaram, clique em Verificar na janela do E-goi. Se o E-goi confirmar que está tudo bem, o SPF e DKIM ficarão verdes. Caso contrário, verá o que ainda falta configurar no domínio.

 

 

Autenticar no HostGator

 

 

Autenticar no GoDaddy

 

 

Autenticar no Registro.br

 

 

Autenticar no cPanel

 

 

Perguntas frequentes

 

Como verificar se as mudanças no meu DNS já propagaram?

As mudanças num domínio podem levar algumas horas a propagar.

 

Confirmar a propagação do SPF

1) Vá a este validador de SPF, introduza em Domain name o domínio que tentou autenticar no E-goi e clique em Get SPF record (if any). Se o resultado ainda não tiver os dados que o E-goi indicou para o SPF, a propagação não terminou.

2) Pode também confirmar a propagação neste validador mundial. Basta introduzir o seu domínio, escolher TXT na lista de entradas e clicar em Search para ver se os resultados nos vários pontos do mundo já têm os dados que o E-goi indicou para o SPF.

 

Confirmar o DKIM da autenticação

1) Vá este validador de DKIM. Na área Check a published DKIM Core Key, escreva egoi em Selector. Depois introduza o seu domínio em Domain name e clique em Check. Se o resultado não for o DKIM indicado pelo E-goi, a propagação ainda não terminou.

 

Confirmar o CNAME

1) Vá a este validador de CNAME. Em Domain name introduza o domínio que criou no E-goi para o CNAME (normalmente é "mkt." seguido do nome do seu domínio, como por exemplo "mkt.example.com") e clique em CNAME lookup. Se a propagação já tiver terminado, o resultado mostrará na coluna Canonical name o valor que o E-goi indicou para o CNAME.

2) Pode também confirmar a propagação neste validador mundial. Basta introduzir o mesmo domínio que inseriu no passo anterior, escolher CNAME na lista de entradas e clicar em Search para ver se os resultados nos vários pontos do mundo já têm os dados que o E-goi indicou para o CNAME.

 

Autenticar o remetente no E-goi é suficiente para melhorar a entrega dos meus emails?

Não necessariamente. A autenticação e o uso de CNAME ajudam, mas o engajamento dos destinatários com seus emails é igualmente importante.

 

Posso autenticar um endereço de email pessoal (ex. eu@gmail.com)?

Não, os endereços de email pessoais gratuitos não são adequados para email marketing. A autenticação necessita de um domínio próprio ou da empresa (ex. eu@exemplo.com).

 

Existem mais configurações após a autenticação?

Além da autenticação, é necessário inserir o CNAME do E-goi no seu domínio, processo que o E-goi também pode fazer gratuitamente por você.

 

É necessário criar um DMARC no meu domínio?

Sim, a criação de um DMARC é essencial principalmente para Gmail e Yahoo, pois aumenta a confiabilidade do seu email junto aos serviços de correio.

 

Como proceder se meu domínio for privado?

Só é possível fazer a autenticação com um domínio que não seja privado.

Os serviços de correio (como Gmail, Outlook.com e Yahoo) desconfiam dos domínios privados, pois são frequentemente usados para enviar spam.

Portanto, só pode autenticar o seu domínio e inserir o nosso CNAME se publicar os dados WHOIS do domínio (ou seja, mudá-lo de privado a público).

Caso receie ter menos privacidade, existem extensões de domínio internacionais que ajudam a proteger as informações do proprietário. Tenha esta alternativa em conta em vez de domínios privados, pois além de prejudicarem a entrega dos seus emails, podem mesmo fazer com que perca a posse do domínio!

 

E se eu não souber como fazer a autenticação ou tiver dificuldades?

Não se preocupe. O suporte do E-goi está disponível para ajudar. Acesse a área de Ajuda (no canto inferior direito de qualquer página da sua conta E-goi) para enviar uma mensagem e nós cuidaremos da autenticação e da configuração do CNAME se necessário.