Criar push

O E-goi pode enviar mensagens push instantâneas para qualquer pessoa que tenha instalado a sua app para smartphone! Depois de feita a integração dessa app com o E-goi, é fácil criar a sua mensagem.
 

 

 

Criar e enviar a minha mensagem push

 


1) Clique no menu Comunicar, coloque o rato sobre Push e clique em Criar.

2) Depois, escolha a app que vai mostrar a notificação aos clientes que a tenham instalada. (Se ainda não tem a app da sua empresa integrada com o E-goi, siga este passo a passo).

3) Selecione o tipo de campanha que vai enviar, de um só envio por exemplo, e clique em Avançar.

4) Escolha se quer começar do zero ou a partir de um modelo. De seguida, clique em Avançar.

5) Neste ponto já está no editor da notificação push onde podrá personalizar cada elemento. À medida que vai criando a mensagem, pode acompanhar o resultado na pré-visualização à direita.

  • O título e a mensagem: Basta escrever e fazer a magia acontecer :) Se quiser tornar o conteúdo mais pessoal, clique no botão das chavetas { } para aceder aos códigos de personalização disponíveis. 
  • O link da notificação: Que pode ser uma página web ou da app.
  • Botões: Que também poder personalizar.
     
  • Imagem: Para tornar a notificação mais apelativa.
    Clique em Avançadas para ver e ativar esta opção. Procure a imagem seguindo algumas recomendações:
    • Formato: PNG ou JPEG.
    • Tamanho: Prepare a imagem com altura e largura de 300px (mínimo) a 2000px (máximo). A imagem deverá ter menos de 1MB.
    • Proporção: Use imagens na horizontal seguindo a proporção 2:1 (Exemplo: 1000x500px).
    • Composição: O conteúdo mais relevante da imagem deve estar na zona central da imagem, o mais afastado possível dos extremos.
       
  • Geolocalização: Ao ativar esta funcionalidade pode direcionar a campanha para uma região geográfica específica e definir durante quanto tempo fica ativa (de 1 hora a 30 dias).
    Por exemplo: Quer enviar um desconto imperdível às pessoas que estejam no norte do país durante as próximas 2 horas - parece magia, mas é uma oportunidade de segmentação muito potente :)
    Para começar a adicionar localizações à sua lista, siga estes passos:

1) Clique em Gerir localizações.
2) Na janela que abre, clique em Adicionar localização, procure a área geográfica no mapa, defina o raio e o nome, e finalize clicando em Adicionar.
Mais tarde poderá entrar novamente nesta janela para fazer a gestão das localizações que já criou.
3) À medida que vai adicionando novas localizações, elas ficam logo disponíveis no editor da mensagem push. Depois só precisa de escolher uma Localização antes de fazer o envio.

 

6) Quando estiver tudo a seu gosto pode enviar a campanha. Clique em Avançar para Preparar os detalhes de envio: quando será enviada e para quais segmentos.
Depois avance para o Resumo e confirme as suas escolhas antes de Enviar a campanha.

 

 

 

Já enviei a minha campanha. E agora?

Certamente vai querer saber a eficácia do seu envio, certo? :)
Para isso, clique no menu Comunicar. Selecione Campanhas (do lado esquerdo), procure a campanha enviada e clique em Relatório (o botão que vê ao lado direito).
E cá está ele! Um relatório com o número e percentagem de mensagens enviadas, entregues e abertas :)

 

 

Como melhorar os resultados das minhas campanhas push?

As mensagens push aparecem instantaneamente no dispositivo móvel das pessoas, um espaço pessoal e consultado com frequência. Por isso, é importante que sejam:
 

  • Ultra-relevantes: Evite mensagens genéricas! Cada pessoa que usa a sua app móvel tem os seus interesses. Talvez compre só certos produtos (ex. perfumes de uma certa marca). Ou talvez queira receber certos tipos de novidades (ex. notícias de futebol). Segmente a sua lista de contatos conforme as preferências das pessoas. A opção de Geolocalização ao criar a mensagem é também muito útil para segmentar.
     
  • Personalizadas: Use os nossos códigos de personalização para dar um toque pessoal à mensagem.
     
  • Recebidas no momento certo: Aproveite os momentos em que as suas mensagens têm maior destaque (ex. aniversários). Uma automação é ideal para dar automaticamente os parabéns via push. Use o nosso calendário de marketing (para Portugal e Brasil), que tem datas e motivos especiais para comunicar durante todo o ano!
     
  • Apelativas: Um smartphone costuma ter inúmeras notificações por dia. Para destacar a sua, escreva um texto pertinente, cativante (e, se possível, divertido). Complemente com uma imagem!
     
  • Incentivantes: Uma promoção com limite de tempo é ideal para levar a pessoa a agir logo que recebe a mensagem.
     
  • Entregues: Alguns contatos com Android podem não receber a mensagem em certas ocasiões devido à configuração do dispositivo móvel. Nesses casos, confirme com a pessoa se:
    • O dispositivo tem a versão mais recente do Google Play Services.
    • A conexão à rede é estável.
    • A sua app móvel já foi completamente removida e reinstalada do zero com a versão mais recente.
    • A pessoa tinha essa app em segundo plano quando recebeu a sua mensagem (alguns dispositivos não mostram a mensagem nesse caso).
    • O dispositivo é um Huawei e está no modo de economia de energia (o que pode interromper as mensagens push).
    • Aconteceu alguma situação estranha (ex. a pessoa navegou para outra app no preciso momento em que a mensagem foi enviada).