Criar campanha de post social

Temas deste artigo

 

Aprenda a criar posts sociais no E-goi do zero ou com base em um dia especial para os seus seguidores, engajando e fidelizando as pessoas.

 

O que é um post social?

O E-goi oferece uma funcionalidade prática para criar campanhas de post social, facilitando a comunicação com seus seguidores em diversas plataformas digitais.

Você pode começar uma campanha do zero ou inspirar-se em dias especiais e ideias pré-configuradas para os seus posts. Além disso, é possível integrar conteúdo do seu blog ou site, utilizando feeds RSS, para publicação automatizada nas redes sociais.

 

 

Antes de começar

 

Pré-requisitos

  • Certifique-se de que tem uma conta Business no Instagram se pretende publicar nesta plataforma, e que esta está corretamente vinculada a uma página do Facebook.
  • Assegure que a sua conta E-goi está integrada com as redes sociais onde deseja publicar.
  • Verifique os formatos de imagem e vídeo suportados pelas diferentes plataformas para garantir que o seu conteúdo será exibido corretamente.

 

 

Passo-a-passo

 

Conectar o E-goi às redes sociais

1) Clique no menu do canto superior direito e depois em Integrações. Verá uma página com as principais integrações do E-goi. 

 

Conectar ao Facebook

Na página das integrações, localize Facebook, clique na seta à direita e de seguida em Conectar a uma conta Facebook, acesse sua conta Facebook (se necessário) e autorize a integração.

Atenção! Para integrar com o E-goi, a sua conta Facebook tem que ter a função (ou cargo) Administrador com acesso total às páginas ou uma função com permissão para publicar nas páginas.

 

Conectar ao X (antigo Twitter)

Na página das integrações, localize X, clique na seta à direita e de seguida em Conectar a uma conta X, acesse sua conta X (se necessário) e autorize a integração.

 

Conectar ao Instagram

  • A sua conta Instagram tem que ser do tipo Business (ou seja, contas Pessoais e Creator não permitem esta integração). Saiba mais clicando aqui.
  • A sua conta deve estar associada a uma página do FacebookVeja como fazer aqui.

Asseguradas as condições acima, siga os mesmos passos para conectar o E-goi ao Facebook.

 

Conectar ao LinkedIn

Na página das integrações, localize LinkedIn, clique na seta à direita e de seguida em Conectar a uma conta LinkedIn, acesse sua conta LinkedIn (se necessário) e autorize a integração.

 

Conectar ao Google My Business

Na página das integrações, localize Google, clique na seta à direita e de seguida em Conectar a uma conta Google, acesse sua conta Google associada ao My Business (se necessário) e autorize a integração.

 

 

Criar um post social do zero

1) Acesse o menu Comunicar, passe o rato sobre Post Social e clique em Criar.

2) Escolha Um só envio e clique em Avançar.

3) Selecione Do zero para começar a criar seu post.

4) Edite e prepare-se para publicar seu post.

 

 

 

Criar um post social inspirado num dia especial ou ideia

1) No menu Comunicar, selecione Campanhas e, em seguida, o separador Calendário das campanhas.

2) Procure o dia especial desejado e comece a criar seu post.

3) Faça as edições necessárias e prepare-se para publicar.

 

 

Editar e publicar o post social

1) Defina um título interno para o post para sua referência.

2) Selecione as redes sociais e as páginas específicas onde o post será publicado.

3) Escolha a data e hora para enviar o post.

4) Edite o conteúdo do post, incluindo texto, links, emojis, imagens ou vídeos. Se quiser personalizar o conteúdo para cada rede social, deverá ativar a opção Publicar um conteúdo diferente para cada rede social.

5) Verifique a pré-visualização do post nas diferentes redes sociais.

6) Clique em Avançar, confirme os detalhes e envie a campanha.

 

 

Mudar a conta de uma rede social associada ao E-goi

1) Clique no menu do canto superior direito e depois em Integrações. Depois clique na seta à direita e de seguida em Desconectar na rede social que pretende para desativar a integração.

2) Vá à sua conta nessa rede social e termine a sessão dela.

3) Volte à página das Integrações do E-goi, reinicie a integração nessa rede social e inicie sessão na nova conta que quer associar. Dê autorização ao que o E-goi pede e finalize a conexão.

 

 

Publicar automaticamente conteúdo RSS nas redes sociais

Se tem um blog ou site de notícias com RSS, pode compartilhar automaticamente os artigos mais recentes do seu site nas suas redes sociais.

1) Vá ao menu Comunicar, coloque o ponteiro em Post Social e clique em Criar.

2) Depois clique em RSS e em Avançar.

3) Crie o seu post social com base em RSS.

  • Escolha um título para o seu post: Este será interno, serve apenas para sua referência.
  • Escreva o endereço do seu RSS: Ou pode colocar o endereço do site onde está o RSS, mas em ambos casos deve começar por "https://".
  • Selecione as redes sociais onde quer publicar o post: Pode ser apenas numa ou em todas. Aqui vai poder escolher a página onde será feito o post. Caso ainda não tenha o seu perfil social integrado com a sua conta E-goi, pode fazê-lo aqui mesmo.
  • Edite o conteúdo do post: O post é criado automaticamente com o código que vai recolher o conteúdo do RSS do site, mas pode personalizar o conteúdo utilizando outros códigos ou acrescentando hashtags, por exemplo.

4) Quando terminar a edição, clique em Avançar.

5) Defina as opções de publicação. Sempre que o RSS tiver uma publicação nova ou Periodicamente (escolhendo a recorrência, os dias e a hora). Depois, clique em Avançar.

6) Confirme se está tudo certo na pagina de Resumo e clique em Ativar.

 

Editar posteriormente o post social com RSS

1) Vá ao menu Comunicar e clique em Automações (no canto inferior esquerdo do menu).

2) Nas opções à esquerda escolha o tipo RSS.

3) E, na barra de pesquisa, pode filtrar por canal escolhendo Post Social.

4) Localize a sua campanha e faça as edições que pretender.

 

 

Perguntas frequentes

 

O meu Facebook não faz a conexão com o E-goi

Normalmente basta reiniciar a conexão:

1) Clique no menu do canto superior direito e depois em Integrações. Se o Facebook estiver Conectado, clique na seta à direita e depois em Desconectar para desativar a integração.

2) Vá à sua conta Facebook, entre nas definições dela e elimine a app E-goi.

3) Volte à página das Integrações do E-goi, reinicie a integração Facebook e assegure-se de que autoriza o que a app pede.

 

Que tipo de conteúdo suporta um post social?

Além de texto, links e emojis, também é possível incluir imagens e vídeos.

Imagens

Pode ser adicionada uma imagem ou um carrossel de imagens, basta clicar no ícone de "carregar imagem" cada vez que quiser acrescentar mais uma.

Cada rede social tem um limite próprio de número de imagens:

  • Facebook: até 10 imagens.
  • Instagram: até 10 imagens.
  • Twitter: até 4 imagens.
  • LinkedIn: até 9 imagens.
  • Google My Business: 1 imagem.

 

Vídeos

Pode ser adicionado um vídeo que tenha até 30 segundos e menos de 35 MB. O formato do vídeo deve ser MP4 ou MOV, com resolução máxima de 1920x1080 píxeis.

As publicações também aceitam o formato GIF para mostrar imagens em movimento, excepto o Instagram que não suporta este formato.

 

O meu post social não foi publicado na rede que escolhi

Quando envia um post social pelo E-goi, a publicação final fica nas mãos da rede que escolheu (ex. Facebook, Instagram, X, etc.). Se por algum motivo a rede social não estiver disponível ou tiver alguma falha, o E-goi dirá que não conseguiu publicar o seu post.

Nessas situações, experimente:

  • Voltar a tentar enviar. Parece simples, mas as falhas nas redes sociais costumam ser temporárias e desaparecer após alguns minutos.
  • Voltar a conectar a sua conta E-goi à rede social onde quer publicar. Mesmo estando conectada, a rede social pode ter tido uma falha que prejudica a conexão.
  • Não enviar posts iguais, semelhantes ou muito seguidos para a mesma rede. As redes sociais têm regras para impedir posts duplicados ou com pequenas diferenças de conteúdo. O mesmo pode também acontecer se enviar vários posts num intervalo muito curto.
  • Confirmar que o conteúdo não é abusivo. Cada rede tem as suas normas. Verifique se a mensagem que vai enviar cumpre as políticas de todas as redes sociais e não viola nenhum direito de autor. E, claro, confirme também que a sua conta não foi suspensa em nenhuma das redes.