Criar mapas de imagem no editor Easygoi

É muito simples inserir um link numa imagem com o E-goi. Mas às vezes seria bom poder inserir vários links em áreas diferentes da mesma imagem. Não há problema! Pode fazer isso com um "mapa de imagem", e o E-goi tem uma ferramenta no próprio editor para definir e introduzir facilmente esses mapas. Siga estes passos:

1) Comece por abrir o editor Easygoi e inserir a sua imagem. Neste nosso exemplo queremos adicionar um link diferente a cada símbolo da imagem abaixo (um para "email", outro para "SMS", etc.).


Basta clicar na imagem para escolhê-la, clicar no separador "Opções" no painel à esquerda e clicar depois no botão "Link".


2) Na janela que aparecer, escolha a opção "Mapa de imagem" e, instantes depois, verá a imagem pronta a mapear.


3) Clique na parte da imagem onde quer inserir o primeiro link e arraste o mouse (rato) de modo a que o delineado vermelho cubra a área pretendida (ou seja, o símbolo "email" neste nosso exemplo).


4) Agora defina o endereço (URL) do link acabado de criar e introduza uma pequena descrição (essa descrição costuma aparecer enquanto as imagens não são carregadas, portanto pode aproveitar a descrição para incentivar as pessoas a carregar as imagens).


5) Está feito! Agora é só repetir o processo para as outras partes da imagem nas quais pretende inserir um link diferente. No nosso caso, o resultado final é este.


E pronto, quando enviarmos a campanha, a imagem vai ter um link diferente para cada um dos cinco símbolos!

Se enviar um email com imagem mapeada, o mapa será compatível com praticamente todos os programas de correio e serviços de webmail (Outlook, Gmail, etc.), mas tem a desvantagem de levar ao uso de imagens grandes, o que não é do agrado dos filtros de spam. Não se esqueça de que normalmente consegue obter o mesmo efeito dos links diferentes na imagem se recortar a imagem em pedaços alinhados nas células de uma tabela (ficando cada pedaço com o seu próprio link).

Em todo o caso, se o design do seu email dificultar esse recorte da imagem em células separadas, os mapas de imagem são uma solução simples, eficaz e fácil de aplicar com o E-goi!