Editar imagens no próprio E-goi

Já imaginou se pudesse editar as imagens dos seus emails com o Photoshop sem ter que usar o Photoshop?

O E-goi dá essa possibilidade, através de uma ferramenta online que faz todo o tratamento das suas imagens! Chama-se Pixlr.

Neste caso, temos em preparação a newsleter de uma loja de vinhos, com esta imagem no topo:


Gostaríamos de personalizá-la com o logo da nossa loja e o título "newsletter". Vamos lá!

1) Começamos por clicar na imagem (ela fica marcada com cor laranja) e depois no botão "Editar imagem", que aparece no painel à esquerda.


2) Na janela que surgir, escolhemos "Pixlr".


Passados alguns instantes, a nossa imagem vai aparecer no Pixlr, pronta a editar.


3) Neste nosso exemplo, queremos inserir o logo da nossa loja à direita do copo. Simples! Começamos por ir ao menu "Arquivo" e escolhemos "Abrir imagem"  para carregarmos o logo que temos no computador.


Instantes depois, a imagem com o logo vai ser carregada numa janela em separado.


4) Agora vamos copiar o logo para dentro da imagem do copo. Para isso, temos primeiro que escolher a área do logo que queremos copiar. Portanto, clicamos na janela do logo e depois no ícone de escolha na barra de ferramentas à esquerda (é o que parece um quadrado tracejado). De seguida, usamos o ponteiro do rato para arrastar o tracejado de modo a abranger o logo, como abaixo ilustrado:


Feito isso, basta irmos ao menu "Editar" e escolher "Copiar" (também podemos premir as teclas "Ctrl" e "C").


E agora clicamos na janela onde está o copo, vamos ao menu "Editar", escolhemos "Colar" (ou as teclas "Ctrl" e "V") e aí está o logo em cima da imagem do copo!


5) Excelente! Mas o logo não só está demasiado grande como também queremos colocá-lo mais à direita do copo. Fácil! Vamos ao menu "Editar" outra vez e escolhemos "Transformação livre". O logo vai ficar com uma série de pontos nos cantos e uma cruz ao centro. Clicamos nessa cruz central para mover o logo e arrastamos os cantos para reduzir o tamanho (se premirmos a tecla "Shift" ao mesmo tempo que reduzimos o tamanho, a imagem mantém-se proporcionada).


6) Ficou mesmo bem. E que tal darmos um toque profissional com um leve efeito de sombra? Claro, é simples! No painel à direita, confirmamos que está escolhida a camada que corresponde ao logo (pois é apenas a ela que vamos aplicar o efeito). Depois clicamos no íconezinho "Estilos de camada" no fundo desse painel.


Vai aparecer uma janela de efeitos. Aqui clicamos em "Sombra projectada" e definimos as opções da sombra até ficar como queremos.


7) E aí está! Agora só falta o texto "newsletter". Basta no painel esquerdo clicarmos no ícone da ferramenta "Texto" (é o que parece um "A") e escrevermos o texto pretendido. Para não ficar muito seco, também aplicamos um efeito de sombra (é só repetir o passo 6 com a camada que corresponde ao texto).


8) Impecável! Apenas resta exportar a imagem final para o E-goi. Para isso, vamos ao menu "Arquivo", escolhemos "Guardar", mantemos as opções de gravação pré-definidas e clicamos em "OK".


Está feito! Estamos de volta ao editor do E-goi, mas agora com a nossa imagem de cabeçalho personalizada! Ficou mesmo bonita!

Como vê, não custa nada montar e tratar imagens no próprio E-goi em vez de gastar tempo com os pesadões Photoshop, Fireworks e afins no seu computador. Pode fazer tudo no próprio E-goi!