Inserir códigos de barras em emails

Que tal enviar aos seus clientes um email com um voucher de desconto que é validado na caixa da sua própria loja física com um leitor de código de barras? Basta o cliente entrar na loja, mostrar uma cópia impressa do email (ou até mostrar o email no seu smartphone) para que o desconto seja logo aplicado na compra. Rápido, seguro e sem complicações!

"Parece boa ideia, mas como é que ponho esse código de barras no email?". Não há problema, o E-goi não só pode inserir códigos de barras no seu email como também gera automaticamente um código diferente para todos os seus clientes! Siga estes passos:

1) Se usar o nosso editor Easygoi para editar a campanha, insira um elemento de texto. Na barra de botões do painel à esquerda, clique no botão que parece um código de barras.


2) Vai aparecer o gerador de códigos de barras. Não se preocupe com a quantidade de opções, pois normalmente basta mudar duas ou três.


Qualquer código de barras precisa de um conjunto de caracteres para ser gerado. E se for usado como voucher de desconto, o código tem que ser único para cada cliente. Portanto, precisamos de um conjunto de caracteres que também seja sempre único. Um bom candidato para esse efeito é um código de cliente (ou seja, o código interno que a sua empresa atribuiu a cada pessoa que se inscreve como cliente), pois nunca se repete.

Portanto, só para experimentar, vamos usar um código de cliente para gerar o código de barras. Por exemplo, no nosso caso, o Sr. João Silva está inscrito como cliente com o número 358093. Basta introduzirmos esse número em "Texto" e depois clicar em "Gerar código de barras".


Aqui está ele! Se quiser, pode mudar as opções "Altura das barras" e "Espessura das barras" para modificar o tamanho e aspecto do código. Ao clicar em "OK", o código será inserido no email.


3) E aqui está o código de barras dentro do email promocional que vamos enviar.

Até agora tudo bem, mas este código de barras é apenas para um cliente (o Sr. João Silva). Como fazemos para o E-goi criar um código diferente para cada cliente?

É fácil! Se já importou para o E-goi os códigos de todos os clientes, edite este código de barras (clique duas vezes nele) e, em "Texto", introduza o código de personalização correspondente ao campo no E-goi onde estão os códigos dos clientes (é quase sempre !extra_field mais um número - para este exemplo, o número é 1145, mas no seu caso será diferente). Depois clique em "Gerar código de barras".


Repare como aparece "E-goi Dynamic" por baixo do código gerado. Esta informação diz que, quando publicar a campanha, o E-goi vai gerar automaticamente cada código de barras para cada contato para quem a campanha for enviada! Aqui está o email tal como será visto pelos contatos (o código de barras será diferente para cada um deles):


Ao receber este email, o contato só tem que imprimi-lo e mostrá-lo na caixa da loja física para ser validado com um leitor de código de barras e beneficiar imediatamente do desconto na compra do produto!

E se não tiver códigos de cliente no E-goi para gerar os códigos de barras correspondentes? Não se preocupe, como só precisa de um campo que seja único, pode também gerar os códigos de barras com base no endereço de email de cada cliente. Para isso, no passo 2 acima, introduza o campo de personalização !email em vez de !extra_field_X.

E é tudo. Trata-se de uma excelente forma de assegurar controlo e comodidade nas promoções que faz aos seus clientes! Além disso, os códigos de barras também se podem usar para reservar bilhetes de transporte ou marcar presença em eventos e festivais, entre várias outras aplicações. O cliente aparece, mostra o email com o código e valida-o à entrada. Simples e prático!