Plano 5001 - Ajuda na Implementação dos Novos Limites

A partir de 15/03/2018 entraram em vigor os novos limites do Planos 5001 e criamos esse guia para ajudar-lhe a adaptar a sua conta às novas condições.

 

 

Adaptação ao Limite de Listas (1 lista)

 

1) Tenho várias listas na minha conta E-goi, mas preciso ficar apenas com uma. E agora?

Deve mover os contatos das outras listas para a lista que quer manter. Aqui nós explicamos como: https://helpdesk.e-goi.com/016038-Unir-v%C3%A1rias-listas-ou-mover-contatos-para-listas-diferentes. Depois de concluir este processo deve depois apagar as demais listas. Outra opção seria "exportar" os contatos da lista antiga e tornar a importar para a lista nova; porém nesta opção, o histórico dos subscritores será perdido.

 

2) Na minha conta uso diferentes listas para negócios, cidades, fornecedores, clientes, etc. É possível ter tudo isso em uma única lista sem influenciar as minhas campanhas?

Sim, é possível e até recomendado. :) Imagine que tem uma lista para subscritores da cidade do “Porto” e outra lista para subscritores da cidade de “Lisboa”. Pode atribuir uma tag (clique aqui para ver como atribuir tags) “Porto” ou “Lisboa” aos respectivos subscritores e depois mover esses subscritores para a lista final. As tags aplicadas aos contatos da lista que vai ser eliminada são mantidas nos respectivos contatos depois os mover para a lista que quer manter.

Outra opção seria criar um campo extra na lista (clique aqui para saber como criar um campo extra) chamado, por exemplo, “cidade” e nesse campo ao lado de cada subscritor inserir a sua cidade. No momento do envio da campanha, pode enviar para toda a lista ou apenas para um segmento / tag específico. Ao utilizar as Tags ou os Campos Extras, pode ter infinitas combinações dentro de uma mesma lista, sem misturar os contatos.

 

3) Já entendi como fazer mas quando eu tento unificar as listas, o E-goi avisa que só podem ser unificadas daqui a 30 dias. E agora?

Se isso acontecer na sua conta, entre em contato com a nossa equipa de suporte através do formulário de contato do nosso site. Use este se está no Brasil (https://www.e-goi.com.br/contato/) ou este (https://www.e-goi.pt/contatos/) se está em Portugal. 

 

4) Depois de eu migrar os contatos, o histórico desses contatos, mantém-se?

Sim! :) Todo o historial de interação desses contatos que estavam noutras listas com as campanhas que foram enviadas mantêm-se na nova lista. Isso significa que não perde nenhuma informação relevante que queira usar para fazer novos segmentos (ex: separar quem não abriu um email nos últimos 6 meses: https://helpdesk.e-goi.com/124855-Limpar-lista-de-contatos)  

 

5) E se eu tiver tags associadas aos contatos das listas que vão desaparecer? O que acontece?

As tags são globais, ou seja, não são associadas às listas, por isso, não precisa se preocupar. Elas serão mantidas após a unificação das listas. 

 

6) E se eu tiver formulários associados às listas que vão desaparecer? O que acontece?

Os formulários deixam de funcionar. Por isso, antes de realizar a unificação, duplique o formulário e associe à lista que vai manter. Lembre-se que, se no formulário de origem já estiver a mapear os campos, terá que os associar de novo, no formulário que entretanto duplicou. Saiba aqui como criar campos na sua lista: https://helpdesk.e-goi.com/179065-Adicionar-campos-em-qualquer-lista-de-contatos . Depois desta ação não se esqueça de publicar o seu novo formulário e implementar novamente no seu site ou blog. Se estiver a usar a API deve substituir o ID do formulário nas chamadas realizadas. Se estiver a usar uma integração ou plugin que use o formulário antigo, lembre de os substituir também, caso contrário, poderá deixar de receber novos cadastros.

 

7) E se eu tiver campos extra criados nas listas que vão desaparecer? O que acontece?

Esses campos são criados automaticamente na lista que deseja manter após a unificação. A informação que existe nesses campos também será mantida. Se tiver formulários com campos extra noutra lista, siga as instruções do ponto anterior. 

 

8) E se eu tiver segmentos criados nas listas que vão desaparecer? O que acontece?


Terá que criar novamente esses segmentos nessa lista. Alternativamente pode carregar os segmentos que quiser, aplicar uma tag a cada segmento e depois mover os contatos, seguindo os passos aqui referidos: https://helpdesk.e-goi.com/016038-Unir-v%C3%A1rias-listas-ou-mover-contatos-para-listas-diferentes 

 

9) Se eu tiver apenas uma lista com vários segmentos e tags, o que acontece se um subscritor clicar no botão de “remoção”?

Sempre que um subscritor clica em “remover” ou é removido automaticamente por “bounce”, ou o contato é eliminado de toda a lista e consequentemente de todos os segmentos e Tags.

 

10) E se eu tiver integrações associadas às minhas listas? O que acontece?

Todas as integrações que estejam associadas a outras listas vão deixar de funcionar. 

  • Caso use a API: 
    • Deve substituir o ID da lista usado nas chamadas à nossa API pelo ID da lista que vai manter.  
  • Caso use os nossos plugins/apps:
    • Não se esqueça de, sempre que for aplicável, substituir a lista atual pela lista que vai manter. 
  • Caso use Email Parser
    • O email parser usa um endereço de email diferente por lista para realizar a integração, por isso, terá configurar o seu email parser nas opções da lista que vai manter e substituí-lo nos respectivos softwares que estiver a usar. 
  • Caso use Webhooks
    • Os URLs gerados são únicos por listas, por isso, terá gerar um novo URL e colocar esse URL no seu software. 
  • Caso use Track & Engage
    • Para usar o Track & Engage precisa associar uma lista de contatos e um campo. Não se esqueça de alterar a lista a que está associado o Track & Engage.
       

11) E as notificações da minha lista? Os bounces? E as mensagens Web e Email?

A partir do momento em que unifique as listas numa só, o E-goi passará a usar apenas as configurações dessa lista. 

 

12) Vou perder os meus relatórios?

Não! Os seus relatórios continuam disponíveis para consulta mesmo que tenha enviado campanhas para listas que deixaram de existir.

 

13) Trabalho como consultor / agência e uso uma lista para cada cliente. Se juntar todas as listas em uma só, como faço para que um subscritor do cliente A que se removeu possa continuar a receber campanhas do cliente B?

Sempre um subscritor se remove, é excluído de toda a lista, por isso, para ter independência, é necessário ter mais do que uma lista e neste caso recomendamos a contratação de um plano pago até 15/03/18 utilizando os vouchers que criamos especialmente para esta ocasião e que oferecem até 50% de desconto vitalício na contratação de qualquer plano starter ou Pro, exclusivo para os nossos usuários com o plano 5001. Lembrando que temos planos a partir de R$ 62,50 ou 18 €, sem limites de Autobots, e que já incluem SMS e Suporte técnico para lhe ajudar a utilizar todos os recursos da Plataforma para obter melhores resultados!

 

 

 

Adaptação ao Limite de Formulários (3 formulários)

 

1) Já ajustei todos os outros limites, mas ainda tenho mais do que 3 formulários. O que acontece?

Independentemente da sua conta estar abaixo dos limites nos outros pontos, se tiver mais do que 3 formulários distintos, a sua conta E-goi será igualmente bloqueada.

 

2) Como migro um formulário de uma lista para a outra?

Ao unificar as listas em uma só, é normal que pretenda manter os formulários dessas listas que agora tem de apagar. É muito simples migrar também esses formulários para a nova lista. Para isso, deverá duplicá-los e assim, associar a nova lista a esse formulário. Para duplicar um formulário, basta clicar no botão das Opções desse formulário e escolher Duplicar. Após isso, poderá escolher a que lista pretende associar esse novo formulário.

 

3) Tenho um formulário com campos extra de uma lista, mas quero migrar para outra lista, onde esses campos não existem. Como faço?

Em primeiro lugar, deverá criar esses campos extra na nova lista e depois duplicar o formulário, tal como foi explicado no ponto anterior. Depois de realizar essa ação, terá que editar esse novo formulário e mapear os campos com os novos campos extra da lista.

 

4) Já migrei tudo para a mesma lista, mas agora como distingo os contactos que se cadastram na mesma lista, mas vindos de diferentes formulários?

Deve fazê-lo antes da unificação. Para distinguir os contatos que se cadastraram através de um formulário específico, pode facilmente criar um segmento na(s) lista(s) que vão desaparecer, baseado no “Formulário” de Inscrição. Para isso, basta adicionar a condição “Formulário” e selecionar o formulário que pretende filtrar. Aplique uma tag a esses contatos. Pronto! Quando mover esses contatos, as tags entretanto aplicadas, vão manter-se associadas à lista de destino que vai manter. 

 

5) Tenho um formulário publicado de várias formas diferentes. Isso contabiliza como vários formulários?

Não. Cada formulário, pode ser publicado de várias formas diferentes, como Link, HTML, Pop-Up, QRcode, Formulário Offline (GoiMeUp), entre outros. Todos estas formas de publicação de um mesmo formulário não contabilizam como formulários independentes.

 

6) Utilizo o plugin do WordPress com vários formulários do tipo Simples e do tipo Widgets. As novas limitações também se aplicam?

Os formulários do tipo “Simples”, “Subscriber Bar” ou “Widgets” criados dentro do Plugin do WordPress não são contabilizados como formulários dentro da sua conta E-goi, portanto mesmo que tenha o plano 5001 gratuito, pode criar quantos formulários necessitar associando-os à uma lista com diferentes Tags.

 

7) Tenho uma lista com mais do que 3 idiomas. Posso ter mais do que 3 formulários?

Caso tenha uma lista com vários idiomas definidos (veja as opções da sua lista para saber quais), cada idioma necessita do seu formulário independente. Neste caso, estará limitado ao total de 3 formulários. Caso a sua lista tenha mais do que 3 idiomas definidos, terá que eliminar alguns idiomas, para um máximo de 3. 

 

 

 

Adaptação ao Limite de Autobots (1 Autobot)

 

1) Tenho vários Autobot diferentes, consigo juntar tudo em um só? 

Sim, é perfeitamente possível uma vez que nos novos autobots não há limites de “triggers” e “ações”. O primeiro passo é certificar-se de que todos os Autobots estão associados à mesma lista tendo em conta que no Plano 5001 há um limite de uma lista por conta (se não estão, veja o passo a passo acima sobre como usar uma lista única para toda a conta).

Ao criar um novo Autobot, há uma opção de “Aceitar contatos mais que uma vez”. Com o objetivo de ter apenas 1 autobot para toda a conta, sugerimos que mantenha essa opção sempre ativa, e se quiser restringir o fluxo a um determinado grupo de subscritores, pode inserir uma ação de “condição” e incluir um segmento / tag para selecionar esse “grupo”. Infelizmente não há uma forma automática de migrar todo o conteúdo de um autobot para um novo sendo necessário reconstruí-lo do zero, no entanto há alguns “atalhos” e dicas que podemos usar para acelerar o processo que passaremos a explicar mais abaixo. 

 

2) É possível migrar ou copiar ações de um Autobot para outro?

Infelizmente não é possível migrar ações de um Autobot para outro, mas pode guardar um Autobot como modelo para criar um novo utilizando a mesma estrutura. Neste processo de unificação de Autobots, para “poupar” algum trabalho, sugerimos que utilize o maior autobot da conta como base e passe a inserir os “triggers” e “ações” dos outros autobots neste Autobot Base. Embora não seja possível copiar as “ações”, é possível copiar o conteúdo das campanhas, que passamos a explicar no ponto a seguir.

 

3) É possível migrar ou copiar os conteúdos das campanhas de um Autobot para outro Autobot?

Sim, é possível, utilizando o recurso de “modelos”. Acesse o Autobot e edite a campanha que quer usar como base. Na edição da campanha, clique no botão no canto direito superior “Salvar” e a seguir clique em “Salvar Modelo”. Vá ao novo Autobot, insira a ação de “envio de campanha” e selecione a opção “Criar Nova” e clique em “criar”. A seguir selecione o canal, a opção “Modelos E-goi” e procure pelo modelo que salvou no Autobot antigo. Pronto! Já tem no novo Autobot uma campanha exatamente igual ao Autobot antigo.

 

4) Ao criar um novo Autobot e passar as ações e campanhas de um antigo para o novo, o que acontece com os subscritores que estavam no meio de um fluxo?

Os subscritores vão ficar parados no último passo que estavam no Autobot antigo. Sempre que cria um novo Autobot é criado também um novo histórico que não tem nenhuma relação com o histórico dos outros Autobots, portanto ao criar um novo Autobot, perde-se o fluxo do anterior. Entretanto você pode selecionar um segmento na sua lista e forçar que este “grupo” entre diretamente em uma determinada ação do novo Autobot (tal como explicado no ponto a seguir) e desta forma consegue dar continuidade ao fluxo antigo.

 

5) É possível forçar que um grupo de subscritores que estavam nu Autobot antigo entrem já num determinado passo / ação do Autobot novo?

Sim, é possível, utilizando as operações em massa. Imagine que possui um grupo de subscritores que estão na ação XPTO do Autobot Antigo. É possível segmentar por estes subscritores que estão nesta ação e aplicar uma operação em massa para entrarem na respectiva ação do novo Autobot, seguindo o fluxo normalmente. Veja mais informações de como o fazer neste tutorial: https://helpdesk.e-goi.com/028490-Aplicar-manualmente-Autobots-a-contatos-espec%C3%ADficos 

 

6) Se eu criar um novo Autobot e copiar o conteúdo de um Autobot antigo, vou perder os dados dos relatórios?

Sim, sempre que cria um novo Autobot, o mesmo não tem qualquer dado ou histórico. Portanto se é mesmo importante manter os dados, sugerimos o upgrade de conta para um plano pago e sem limite de Autobots.

 

7) Neste momento não tenho tempo para fazer essa migração e não posso parar as minhas campanhas atuais, o que posso fazer?

Nesse caso recomendamos a contratação de um plano pago até 15/03/18 utilizando os vouchers que criamos especialmente para esta ocasião e que oferecem até 50% de desconto vitalício na contratação de qualquer plano starter ou Pro, exclusivo para os nossos utilizadores com o plano 5001. Lembrando que temos planos a partir de R$ 62,50 ou 18 €, sem limites de Autobots, que já incluem SMS e com Suporte técnico para lhe ajudar a utilizar todos os recursos da Plataforma para obter melhores resultados!