Inserir códigos QR em emails

Gostaria de trazer clientes valiosos para a sua loja física? Então que tal enviar apenas aos aos clientes que têm smartphone um email com um vale de desconto que se valida na caixa da própria loja com esse mesmo smartphone?

É o que pode fazer com um código QR. Basta o cliente mostrar na caixa o código QR que recebeu. O funcionário valida com um tablet ou outro smartphone e pronto!

Mas o que é isso de código QR e como funciona? Simples, é um símbolo semelhante a este:
 


Estes códigos, que qualquer smartphone ou tablet consegue ler, podem conter praticamente tudo o que quisermos: um texto, um link, uma mensagem pronta a enviar ou até mesmo todos os dados de contato de uma pessoa! E o E-goi não só gera estes códigos QR como também consegue inserir os códigos no próprio email! Siga estes passos:


1) Se usar o nosso editor Easygoi, insira no email um elemento de texto. Na barra de botões no lado esquerdo do editor, clique no botão que parece um código QR.
 



2) Vai aparecer o gerador de códigos QR do E-goi.
 


Neste nosso exemplo, queremos usar o código QR como voucher de desconto. Como o código tem que ser único para cada cliente, precisamos de criá-lo com base num elemento que também seja sempre único. Um bom candidato para isso é um código de cliente (ou seja, o código interno que a sua empresa atribuiu a cada pessoa), pois nunca se repete.

Portanto, só para testar, vamos usar um código de cliente para gerar o código QR. Por exemplo, no nosso caso, o Sr. João Silva é o cliente com o número 358093. Basta escolhermos "Texto" em "Elemento a codificar", introduzir esse número e depois clicar em "Gerar código QR".

Se quiser, também pode mudar o tamanho e as cores do código (embora o preto e branco seja mais fácil de ler). Ao clicar em "OK", o código será inserido no email.


3) Até aqui tudo bem, mas isto é o código para apenas um cliente (o Sr. João Silva). Como fazemos para o E-goi criar um diferente para cada cliente?

Fácil! Se já importou para o E-goi os códigos dos clientes todos, edite este código QR (clique duas vezes nele) e, em "Texto", escreva o código de personalização correspondente ao campo onde tem os códigos dos clientes (é quase sempre !extra_field mais um número). Depois clique em "Gerar código QR".

Se não tiver códigos de cliente no E-goi, pode usar o próprio endereço de email de cada cliente para gerar o código QR. Para isso, é só introduzir o campo de personalização !email em vez de !extra_field.


5) Depois de gerar e inserir o código QR no email, basta criar um segmento na sua lista no E-goi só com os clientes que usaram smartphones para abrir a última campanha. Depois publique esta campanha de desconto para esse segmento. O E-goi vai gerar automaticamente cada código QR para cada pessoa! Aqui está o email que as pessoas receberão (o código QR será diferente para cada uma delas):
 


Excelente! Quando os clientes receberem este email, podem ir à loja física e mostrar o código no smartphone para terem imediatamente o desconto na compra do produto! E como é normal verem outros produtos na loja, é uma boa oportunidade de upselling. A própria campanha de email pode ser, por exemplo, "Oferecemos o produto X na compra de qualquer outro produto!" para maximizar esse efeito.

Este exemplo conjuga códigos QR com email marketing, mas os códigos dão para fazer muitas outras coisas interessantes, sobretudo nos meios offline (revistas, outdoors, etc.). Ao gerar um código QR no E-goi, pode criá-lo com base nos seguintes elementos:

- Texto: Foi o que usamos para o nosso exemplo do voucher de desconto. Pode ser um número, um conjunto de caracteres, uma frase, enfim, o texto que quiser. Mas não abuse, porque quanto maior o texto mais dificuldade os smartphones têm para ler o código!

- Link: Pode ser qualquer endereço na Web. É o tipo de código mais frequente; aparece em revistas, cartazes, anúncios e até nas embalagens de produtos (cereais, vinhos, etc.). Basta criar o código no E-goi, imprimi-lo e distribuí-lo onde quiser. Por exemplo, gere um código QR com o link do formulário de inscrição da sua newsletter, coloque-o bem visível na sua loja física e incentive os clientes a ler o código com o smartphone para passarem a receber as suas novidades!

- SMS: Gera no smartphone uma mensagem de texto pronta a enviar para um determinado número. Útil sobretudo em serviços de SMS com custo (votações, donativos, informações sobre transportes, etc.). É só ler o código no smartphone e enviar a SMS sem ser preciso preencher nada.

- Marcador: Parecido com o elemento "Link", mas insere logo o link nos marcadores (atalhos) do smartphone. Não é muito utilizado, já que a maioria dos leitores de códigos QR gravam logo os marcadores assim que o código é lido.

- Contato telefónico: Mostra no smartphone um número para o qual pode ligar imediatamente. Útil para complementar serviços de apoio ao cliente, sobretudo quando têm números de telefone muito longos.

- Dados de contato: Passa imediatamente para o smartphone a informação de contato de uma pessoa ou empresa (nome, email, endereço, etc.). Excelente para feiras ou eventos. Basta imprimir este código no seu cartão para que as outras pessoas fiquem logo com o seu contato sem ser preciso anotar. E com o E-goi até pode inserir este código na assinatura dos seus emails!

- Mensagem de email: Gera no smartphone uma mensagem pronta a enviar para um determinado endereço de email. Útil sobretudo nos serviços de atendimento ao público, pois a pessoa não tem que escrever o endereço de email nem a mensagem. É só ler o código, rever o conteúdo da mensagem e enviar.

- Localização geográfica: Insere no smartphone as coordenadas GPS de um determinado local. Interessante para cartazes sobre eventos e concertos, pois basta que as pessoas leiam o código para que o GPS do smartphone indique o local desejado e o caminho para lá chegar.

- Configuração de rede sem fios: Grava no smartphone toda a configuração necessária para ter acesso a uma determinada rede sem fios. Bastante prático em aeroportos, universidades e pontos wi-fi. Só é preciso que as pessoas leiam o código para se poderem conectar à rede sem fios do local onde estão, sem necessidade de configurar a rede manualmente.


E é tudo (e não é pouco). Como vê, o potencial dos códigos QR para ajudar na eficácia das suas campanhas é imenso, em particular tendo em conta a popularização dos smartphones. Com o E-goi, pode criar estes códigos facilmente e usá-los de forma imaginativa em qualquer ação de marketing, seja online ou offline!