Como melhorar resultados e reputação? (Aberturas, cliques, inscrições, remoções, bounces...)

Aumentar aberturas e cliques

1) As pessoas não abrem emails que não autorizaram! Confirme que tem autorização delas.

2) E raramente abrem emails de desconhecidos. Autentique o seu remetente para que tenham a certeza da sua identidade!

3) Segmente a sua lista e faça sempre envios relevantes. Quem se inscreveu para receber X não quer ouvir falar de Y (e até se pode queixar de spam!). Uma promoção só para o cliente Z não se deve enviar a todos os outros. Cada tipo de cliente merece um tratamento diferenciado. Até pode mostrar coisas diferentes a clientes diferentes no mesmo email!

4) A sua mensagem tem que captar a atenção em menos de 3 segundos! Use um texto extremamente pertinente e cativante (e, se possível, divertido). Estas dicas do João Alexandre ajudam. Caso envie mensagens corporativas (B2B), estas também. Em ambos os casos, aproveite o snippet!

5) As pessoas clicam no que salta à vista. Faça emails com design bonito e responsive que oriente o olhar para um call-to-action tão claro e óbvio que até uma criança entende. Inspire-se nestes exemplos e use os nossos códigos de personalização para se dirigir pessoalmente a cada contato.

6) Faça testes A/B para saber automaticamente qual é o texto e design de que o seu público mais gosta.

7) Os seus contatos nem sempre têm tempo de dar uma olhada no correio. Por isso, experimente enviar uma SMS automaticamente a quem não abriu o email.

8) O smartphone é rei! Além de enviar emails responsive, crie a sua própria app móvel (é fácil e gratuito com o nosso Qero) e fidelize os seus contatos com notificações push.



 

Reduzir bounces, queixas e remoções

1) Nunca importe listas de contatos antigas, compradas ou que não sabe de onde vieram! Estão cheias de emails inválidos que vão arruinar a sua reputação de envio.

2) Limpe regularmente a sua lista. Separe os contatos que raramente abrem e envie uma campanha de recuperação que lhes peça para confirmar se querem continuar inscritos. Remova definitivamente aqueles que, após vários envios, nunca abrem emails.

3) Use o double opt-in para evitar inscrições com endereços inválidos ou feitas por engano. Os formulários do E-goi já incluem esta funcionalidade.

4) No seu formulário de inscrição, diga às pessoas o que é que vão receber e com que frequência. E cumpra a palavra! Além disso, nos emails que enviar, insira no rodapé ou cabeçalho a data da inscrição (use o nosso código !dateadd) para que saibam que se inscreveram voluntariamente.

5) Não massacre com mensagens! Preste atenção aos comentários que as pessoas deixam quando se removem da lista. Se disserem "demasiados emails", ajuste a frequência dos envios.



 

Aumentar inscrições

1) Coloque formulários de inscrição num local bem visível do seu site e na sua página Facebook. Se usa um serviço de captura de leads e landing pages externo, temos integração com os melhores. Caso opte por uma landing, inspire-se com estes exemplos!

2) Não tem site? O Alex Barbosa explica como se cria um blog de sucesso!

3) Use um auto-responder para oferecer um presente a quem se inscreve (desconto, ebook, etc.). Se não sabe fazer um ebook, veja estas dicas!

4) Crie um curso online que envie cada aula por email. É fácil com os nossos Autobots! A Graciela Barbieri tem um curso sobre isso mesmo que é também um excelente exemplo.

5) Não se esqueça do offline! Se tiver loja física, restaurante ou for a um evento, use a nossa app GoiMeUp para converter o seu tablet ou smartphone num formulário!

6) Ainda mais dicas? Aqui estão outras 21 da Camila Porto!



 

Aumentar a viralização social

1) Nos seus emails, coloque botões para recomendar ou compartilhar que sejam bem visíveis.

2) Ao enviar o seu email, também pode publicá-lo automaticamente no Facebook e Twitter.

3) Crie uma campanha member-get-member (ex. peça aos contatos para recomendarem a sua newsletter a 10 pessoas; quem conseguir mais conversões ganha!). Também pode fazer concursos e sorteios. Ofereça um presente a quem compartilhar a sua newsletter no Facebook!