Como melhorar resultados e reputação do meu email marketing? (Aberturas, cliques, inscrições, remoções, bounces...)

Aumentar aberturas e cliques

1) As pessoas não abrem emails que não autorizaram! Confirme que tem autorização delas.
 

2) E raramente abrem emails de desconhecidos. Autentique o seu remetente para que tenham a certeza da sua identidade!
 

3) Segmente a sua lista e faça sempre envios relevantes. Quem se inscreveu para receber X não quer ouvir falar de Y (e até se pode queixar de spam!). Uma promoção só para o cliente Z não se deve enviar a todos os outros. Cada tipo de cliente merece um tratamento diferenciado. Até pode mostrar coisas diferentes a clientes diferentes no mesmo email!
 

4) A sua mensagem tem que captar a atenção em menos de 3 segundos! Use um texto extremamente pertinente e cativante (e, se possível, divertido). Estas dicas do João Alexandre ajudam. Caso envie mensagens corporativas (B2B), estas também. Em ambos os casos, aproveite o snippet!
 

5) As pessoas clicam no que salta à vista. Faça emails com design bonito e responsive que oriente o olhar para um call-to-action tão claro e óbvio que até uma criança entende. Inspire-se nestes exemplos e use os nossos códigos de personalização para se dirigir pessoalmente a cada contato.
 

6) Faça testes A/B para saber automaticamente qual é o texto e design de que o seu público mais gosta.
 

7) Os seus contatos nem sempre têm tempo de dar uma olhada no correio. Por isso, experimente enviar uma SMS automaticamente a quem não abriu o email.
 

8) O smartphone é rei! Além de enviar emails responsive, fidelize os seus contatos com notificações push.


 

Reduzir bounces, queixas e remoções

1) Nunca importe listas de contatos antigas, compradas ou que não sabe de onde vieram! Estão cheias de emails inválidos que vão arruinar a sua reputação de envio.
 

2) Limpe regularmente a sua lista. Separe os contatos que raramente abrem e envie uma campanha de recuperação que lhes peça para confirmar se querem continuar inscritos. Remova definitivamente aqueles que, após vários envios, nunca abrem emails.
 

3) Use o double opt-in para evitar inscrições com endereços inválidos ou feitas por engano. Os formulários do E-goi já incluem esta funcionalidade.
 

4) No seu formulário de inscrição, diga às pessoas o que é que vão receber e com que frequência. E cumpra a palavra! Além disso, nos emails que enviar, insira no rodapé ou cabeçalho a data da inscrição (use o nosso código !dateadd) para que saibam que se inscreveram voluntariamente.
 

5) Não massacre com mensagens! Preste atenção aos comentários que as pessoas deixam quando se removem da lista. Se disserem "demasiados emails", ajuste a frequência dos envios.


 

Aumentar a captação de leads

1) Coloque formulários de inscrição num local bem visível do seu site e na sua página de Facebook. Se usa um serviço de captura de leads e landing pages externo, temos integração com os melhores.
 

2) Caso opte por criar uma landing page com formulário, dedique algum tempo às opções de SEO. Desta forma ficará otimizada para os buscadores online e terá um aspeto mais cuidado e profissional. E se quiser partilhá-la através de um SmartSMS, veja como a pode destacar mostrando a pré-visualização da página!
 

3) Se faz promoções sazonais, coloque um Formulário Pop-up no seu site. Além de dar um destaque interessante, consegue definir em que situações aparece para não se tornar invasivo ;)
 

4) Fala com os seus clientes pelo WhatsApp? Coloque um ícone com acesso direto a ele para obter os dados de contato antes de iniciar a conversa. Basta seguir os passos para ativar um formulário WhatsApp no seu site.
 

5) Diversifique a sua estratégia de captação através de web push. Além de gerar novas subscrições, ajudará a aumentar as visitas ao seu site ou blogue ;)
 

6) Não tem site? O Alex Barbosa explica como se cria um blog de sucesso!
 

7) Use um auto-responder para oferecer um presente a quem se inscreve (desconto, ebook, etc.). Se não sabe fazer um ebook, veja estas dicas!
 

8) Faz webinars ou cursos online? Aproveite para gerar novas leads através de uma landing page promocional e posterior nutrição automatizada. Veja o tutorial completo.
 

9) Não se esqueça do offline! Se tiver loja física, restaurante ou for a um evento, mostre as suas páginas de inscrição no seu tablet ou smartphone!
 

10) Faça um sorteio! Além de ser uma ótima opção para gerar leads, pode também gerar novas vendas. Veja com se faz no E-goi.
 

11) Quer obter mais informações dos contatos que já tem na sua lista? Ative o Smartforms nos seus formulários para obtê-los de forma gradual ;)
 

12) Deixe claro o que as pessoas podem esperar ao fazerem a inscrição na sua lista e mantenha a promessa, desta forma o risco de remoção será inferior!

 

 

Aumentar a viralização social

1) Nos seus emails, coloque botões para recomendar ou compartilhar que sejam bem visíveis.

2) Ao enviar o seu email, também pode publicá-lo automaticamente no Facebook e Twitter.

3) Crie uma campanha member-get-member (ex. peça aos contatos para recomendarem a sua newsletter a 10 pessoas; quem conseguir mais conversões ganha!). Também pode fazer concursos e sorteios. Ofereça um presente a quem compartilhar a sua newsletter no Facebook!

 
Sítio do Bebé

Use case E-goi:

Tema: Email Marketing

Empresa: Sítio do Bebé

Aprenda com este caso: "Sítio do Bebé: a loja que aumentou as vendas em 30% com email marketing"