Ver o aspecto do email no Gmail, Outlook e Yahoo (entre muitos outros)

Depois de criar um email no E-goi, é fundamental ver se aparece bem nos principais programas e serviços de email.

Por exemplo, o Outlook 2007 não mostra imagens de fundo, o Hotmail pode estragar os alinhamentos e o Gmail impõe os seus próprios estilos e tipos de letra.

Para ajudar, o E-goi tem uma função de pré-visualização nos próprios leitores de email. Siga estes passos:

1) Ao editar o email no E-goi, clique no botão "Testes" e escolha "Leitores".

2) Na janela que aparecer, clique em "Novo teste". Se estiver a usar um plano mensal E-goi, estes teste de leitores é gratuito. Se não tiver um plano mensal, cada teste será cobrado no saldo da sua conta (o valor preciso aparecerá antes do teste).

3) O E-goi vai então tentar mostrar como é que o email aparece em dezenas de programas e serviços de email diferentes (a figura abaixo mostra apenas alguns).

 


4) À medida que as pré-visualizações forem aparecendo (o carregamento de todas pode demorar cerca de 5 minutos), basta clicar nelas para vê-las em tamanho grande. Aqui temos, por exemplo, a pré-visualização no Yahoo Mail Classic.
 


Se alguma das pré-visualizações não carregar passados 5 minutos (a pré-visualização pode estar temporariamente indisponível), pode clicar em "Fazer novo pedido de pré-visualização" para repetir o processo.

Como vê, é simples! Mas o mais interessante é que esta pré-visualização não é uma simulação. São mesmo capturas reais (screenshots)! Excelente para ver rapidamente num só sítio o aspecto final do seu email em todos os leitores sem precisar de gastar tempo com testes de envio para o Gmail, Hotmail, Outlook, etc.


Por exemplo, vejamos o que acontece com esta newsletter de uma loja de vinhos. Este é o aspecto que tem no HTML original.
 


Será que os principais leitores de email vão arruinar o trabalho dos designers desta newsletter? Basta fazer o teste de leitores e ver o resultado! Aqui está no Outlook 2007.
 


Nada mau! Praticamente igual ao original. Os designers fizeram um bom HTML para lidar com as manias do Outlook :) E no Gmail?
 


Ups, lá se foi a cor de fundo! E além disso os links dos vinhos ficaram com um sublinhado azul (problemas típicos do Gmail). E no Hotmail?
 


A cor de fundo ficou bem, mas o problema dos sublinhados azuis também acontece aqui. E já agora, se for um dispositivo móvel, por exemplo, o iPad?
 


Sem problemas. Aqui tudo em ordem.

E pronto! Com estas pré-visualizações, os designers da newsletter já sabem que, embora ela fique bem na maioria dos leitores, devem mudar o HTML da cor de fundo e dos links dos vinhos para aparecerem bem no Gmail e Hotmail.