O que é o serviço de limpeza de contatos do E-goi e como uso?

Se tiver uma lista de contatos ou clientes muito antiga (ex. com mais de 1 ano) ou que não foi recolhida conforme as melhores práticas, é provável que muitos dos endereços de email que lá estão já não existam ou estejam fora de uso.

Enviar mensagens para esses endereços vai gerar bounces, que não só prejudicam a velocidade e entrega das suas próximas mensagens, como, se forem excessivos, podem mesmo bloquear a sua conta E-goi

 
Para evitar esta situação é importante que mantenha a sua lista de contatos o mais limpa possível.
Há várias ações que vão ajudar a manter a sua lista em boas condições: 

E também pode solicitar o serviço de limpeza para uma lista que tenha no E-goi :)
Neste artigo poderá ver o que inclui esta limpeza e como a pode solicitar.

 

 

Que tipo de endereços o serviço limpa?

Nesta limpeza, ficarão com o estado de subscrição “removido” os contatos que não tenham aberturas nos últimos 6 meses e que:

  • Têm um endereço de email inválido ou mal escrito que não segue a sintaxe correta de um email. Estas regras de sintaxe ou formatação estão definidas no documento RFC2822.
  • Estão identificados como emails que são usados em ListBombs, ou seja, endereços inscritos por bots de forma abusiva e indiscriminada num formulário.
  • São conhecidos por serem emails usados para fazer envios abusivos ou spam.
  • Têm tendência a marcar emails como spam.
  • Foram marcados como hard-bounces.
  • Possam trazer grande risco para os seus envios de email.

 

 

Como uso este serviço de limpeza? 

1) Clique no menu "Listas". Vai aparecer a página com todas as suas listas de contactos. Clique no botão de opções no canto direito (ao lado do botão "Criar lista") e escolha "Lista de supressão".

2) Clique no botão "Validar todos os meus contatos". O E-goi vai dizer quanto custa a limpeza (depende do número de contatos que tem no E-goi). Esse custo será debitado do saldo da sua conta (se não tiver saldo, basta carregá-la).

3) Clique então em "Pedir validação". Faremos a limpeza durante os dias seguintes e avisaremos assim que estiver concluída :-)

 

 

Continuo a ter endereços estranhos depois do serviço de limpeza. Porquê?

É possível que, embora os endereços pareçam estranhos, eles cumpram com os parâmetros de um endereço válido conforme o definido pelo documento RFC2822.
Por esse motivo, podem existir endereços aparentemente estranhos que não são removidos no serviço de limpeza.

Este serviço deve ser usado como um processo de manutenção das listas para ajudar a melhorar os resultados das suas campanhas de email.
Por isso, é muito importante que conheça muito bem a origem dos seus contatos e mantê-la protegida.
Caso contrário, pode acabar com por ter uma lista contaminada com inúmeros endereços estranhos e desconhecidos.
Se for o caso, o ideal é perceber por onde obteve esses contatos. Muitas vezes podem estar a entrar através um formulário ou uma integração via API que esteja a ser alvo de ListBombs, por exemplo.
Se achar necessário, poderá falar com a nossa equipa de suporte através do menu Ajuda da sua conta E-goi para solicitar uma limpeza mais pormenorizada.