Envio emails que chegam como spam. De que forma evitar?

Temas deste artigo

 

Cumpra todas as normas do email marketing para maximizar as chances de entrar no inbox. 

 

As boas práticas para chegar ao inbox

A entrega de emails diretamente na caixa de entrada dos destinatários é um desafio constante no email marketing, mas seguindo boas práticas, é possível maximizar suas chances de sucesso. Aqui está o que você precisa saber para evitar que seus emails sejam marcados como spam.

 

Antes de começar

 

Considerações inicias

Lembre-se de que não existe uma fórmula mágica para garantir a chegada de emails na caixa de entrada. Porém, seguir as normas de email marketing aumentará significativamente suas chances.

 

Passo-a-passo

 

Enviar emails só para quem deu autorização para recebê-los

Rumo à Entregalândia!

1) Os ISP (serviços de correio), como o Gmail e Outlook.com estão atentos à forma como as pessoas reagem aos emails.

Quanto mais essas pessoas abrem, respondem, reencaminham ou clicam nos emails que recebem, mais os ISP aumentam a reputação de quem fez o envio. E quanto maior essa reputação, mais facilmente os emails entram no inbox.

Fatores que afetam a reputação
A sua reputação será prejudicada se os emails que enviar forem:

  • Ignorados e eliminados pela maioria das pessoas (muitas das quais se removem)
  • Marcados como spam por muita gente
  • Enviados para endereços inválidos ou abandonados (chamam-se "bounces" e abundam em listas de contatos antigas)
  • Enviados para spamtraps (um spamtrap é um endereço de email criado de propósito para identificar spammers - qualquer lista de contatos comprada ou recolhida em massa da Web está cheia deles e basta um único para arruinar a sua reputação!)

Os ISP filtram envios com má reputação para a pasta de spam ou até impedem a entrega por completo. Se a sua reputação cair, a sua conta E-goi pode mesmo ser bloqueada automaticamente.

2) Envie sempre os seus emails apenas para quem confirmou de modo prévio e explícito que quer receber esses emails (preferencialmente através de um formulário de inscrição com double opt-in). Para confirmar se a sua lista de contatos segue as regras, veja o infográfico abaixo.

 

Descubra se é spammer!

 

 

 

 

Aumentar o interesse do público pelos seus emails

É essencial que os seus emails estabeleçam um vínculo de confiança com a sua audiência, aumentando a sua reatividade (também denominada "engagement").

1) Confirme que o seu formulário de inscrição diz claramente que as pessoas que se inscreverem vão receber emails sobre um determinado tema. Refira também a frequência de envio (semanal, quinzenal, etc.).

2) Assegure-se de que faz os envios tal como indicado no formulário e coloque um textinho em todos os seus emails que diz às pessoas onde e quando se inscreveram, para que não restem dúvidas (o E-goi pode fazer isto automaticamente).

3) Envie emails que vão precisamente ao encontro do que as pessoas pediram. Se se inscreveram para receber informações sobre X, não fale sobre Y ou Z. Use o E-goi para segmentar os seus envios.

4) Esforce-se para que o conteúdo dos seus emails seja tão pertinente e apelativo quanto possível, incentivando as pessoas a abrir, clicar e compartilhar. No título (assunto) do email, procure usar um texto curto (menos de 40 caracteres) que identifique nitidamente o tema e o autor. Não podemos dar dicas mais específicas (tudo depende da sua área de negócio e tipo de audiência), mas as pessoas têm que gostar tanto dos seus emails que mal podem esperar por abri-los. Para isso, é fundamental que o que tem a dizer a essas pessoas seja extremamente interessante para elas e que represente algo único, que não consigam encontrar em mais lado nenhum. Teste regularmente diferentes conteúdos e estilos visuais para descobrir os que geram a melhor resposta do seu público (os split-tests do E-goi podem dar-lhe uma ajuda preciosa).

5) Faça envios frequentes, mas não abuse. Os ISP gostam de emails enviados com regularidade, portanto evite campanhas esporádicas (sobretudo para listas alugadas ou de um parceiro seu), já que podem destruir toda a sua reputação! Por outro lado, se precisar de enviar muitos emails todos os dias (como é o caso dos sites de compras em grupo), divida a sua lista de inscritos em segmentos pequenos e faça um envio para cada segmento (experimente usar as nossas variações de conteúdo, que fazem isso automaticamente).

6) Limpe regularmente a sua lista de contatos. É boa ideia filtrar os contatos desnecessários trimestralmente e ficar só com os que costumam abrir e clicar nos seus emails. Em seguida, envie aos restantes contatos uma última campanha para confirmar se querem continuar inscritos (ex. "Olá, é só para lembrar que se inscreveu para receber os nossos emails na data X. Continua com interesse em recebê-los?"). Esta campanha de confirmação, aliás, deve ser sempre levada a cabo se não fez envios para a lista há muito tempo (mais de 1 mês), pois as pessoas tendem a esquecer-se e provavelmente marcarão os seus emails como spam se começarem a recebê-los de repente.

 

 

 

Autenticar o remetente e inserir o nosso CNAME

1) Certifique-se de que os ISPs reconheçam você como um remetente legítimo. Isso pode ser feito através da:

 

 

 

Verificar se o conteúdo tem problemas

Se já seguiu os passos acima, a dificuldade de entrega no inbox pode estar em algum elemento do conteúdo que faz disparar os filtros de spam:

1) Qual é a sua pontuação no teste do SpamAssassin? Trata-se de um dos filtros mais utilizados nas empresas. O E-goi faz automaticamente este teste antes do envio do seu email.

2) Se criou o seu email com o nosso Editor Avançado, confirme que o código HTML é adequado para email marketing. O nosso editor Email Builder gera código especificamente preparado para as normas dos envios de email.

3) Mude temporariamente de remetente. Comece por usar o mesmo endereço de email mas com um nome diferente. Depois experimente um endereço e nome completamente diferentes. Os emails já chegam ao inbox? Então é sinal de que o seu remetente original está numa lista negra de spam.

 

 

 

Seguir as boas práticas específicas para Gmail e Yahoo

Veja o guia completo aqui

 

 

Perguntas frequentes

 

O que acontece se enviar emails para spamtraps?

Enviar emails para spamtraps pode prejudicar significativamente sua reputação de envio, resultando na filtragem dos seus emails para a pasta de spam ou até mesmo no bloqueio da sua conta.

 

Posso ter um pequeno guia prático com um resumo das dicas para melhorar a reputação?

Aumentar aberturas e cliques

1) As pessoas não abrem emails que não autorizaram! Confirme que tem autorização delas.

2) E raramente abrem emails de desconhecidos. Autentique o seu remetente para que tenham a certeza da sua identidade!

3) Segmente a sua lista e faça sempre envios relevantes. Quem se inscreveu para receber X não quer ouvir falar de Y (e até se pode queixar de spam!). Uma promoção só para o cliente Z não se deve enviar a todos os outros. Cada tipo de cliente merece um tratamento diferenciado. Até pode mostrar coisas diferentes a clientes diferentes no mesmo email.

4) A sua mensagem tem que captar a atenção em menos de 3 segundos! Use um texto extremamente pertinente e cativante (e, se possível, divertido). Estas dicas do João Alexandre ajudam. Caso envie mensagens corporativas (B2B), estas também. Em ambos os casos, aproveite o snippet!

5) As pessoas clicam no que salta à vista. Faça emails com design bonito e responsive que oriente o olhar para um call-to-action tão claro e óbvio que até uma criança entende. Inspire-se nestes exemplos e use os nossos códigos de personalização para se dirigir pessoalmente a cada contato.

6) Faça testes A/B para saber automaticamente qual é o texto e design de que o seu público mais gosta.

7) Os seus contatos nem sempre têm tempo de dar uma olhada no correio. Por isso, experimente enviar uma SMS automaticamente a quem não abriu o email.

8) O smartphone é rei! Além de enviar emails responsive, fidelize os seus contatos com notificações push.

 

Reduzir bounces, queixas e remoções

1) Nunca importe listas de contatos antigas, compradas ou que não sabe de onde vieram! Estão cheias de emails inválidos que vão arruinar a sua reputação de envio.

2) Limpe regularmente a sua lista. Separe os contatos que raramente abrem e envie uma campanha de recuperação que lhes peça para confirmar se querem continuar inscritos. Remova definitivamente aqueles que, após vários envios, nunca abrem emails.

3) Use o double opt-in para evitar inscrições com endereços inválidos ou feitas por engano. Os formulários do E-goi já incluem esta funcionalidade.

4) No seu formulário de inscrição, diga às pessoas o que é que vão receber e com que frequência. E cumpra a palavra! Além disso, nos emails que enviar, insira no rodapé ou cabeçalho a data da inscrição (use o nosso código !dateadd) para que saibam que se inscreveram voluntariamente.

5) Não massacre com mensagens! Preste atenção aos comentários que as pessoas deixam quando se removem da lista. Se disserem "demasiados emails", ajuste a frequência dos envios.

 

Aumentar a captação de leads

1) Coloque formulários de inscrição num local bem visível do seu site e na sua página de Facebook. Se usa um serviço de captura de leads e landing pages externo, temos integração com os melhores

.2) Caso opte por criar uma landing page com formulário, dedique algum tempo às opções de SEO. Desta forma ficará otimizada para os buscadores online e terá um aspeto mais cuidado e profissional. E se quiser partilhá-la através de um SmartSMS, destaque-a mostrando a pré-visualização da página.

3) Se faz promoções sazonais, coloque um Formulário Pop-up no seu site. Além de dar um destaque interessante, consegue definir em que situações aparece para não se tornar invasivo.

4) Fala com os seus clientes pelo WhatsApp? Coloque um ícone com acesso direto a ele para obter os dados de contato antes de iniciar a conversa. Basta seguir os passos para ativar um formulário WhatsApp no seu site.

5) Diversifique a sua estratégia de captação através de web push. Além de gerar novas subscrições, ajudará a aumentar as visitas ao seu site ou blogue.

6) Não tem site? O Alex Barbosa explica como se cria um blog de sucesso!

7) Use um auto-responder para oferecer um presente a quem se inscreve (desconto, ebook, etc.). Se não sabe fazer um ebook, veja estas dicas!

8) Faz webinars ou cursos online? Aproveite para gerar novas leads através de uma landing page promocional e posterior nutrição automatizada. Veja o tutorial completo.

9) Não se esqueça do offline! Se tiver loja física, restaurante ou for a um evento, mostre as suas páginas de inscrição no seu tablet ou smartphone!

10) Quer obter mais informações dos contatos que já tem na sua lista? Ative o Smartforms nos seus formulários para obtê-los de forma gradual.

12) Deixe claro o que as pessoas podem esperar ao fazerem a inscrição na sua lista e mantenha a promessa, desta forma o risco de remoção será inferior!

 

Aumentar a viralização social

1) Nos seus emails, coloque botões para recomendar ou compartilhar que sejam bem visíveis.

2) Ao enviar o seu email, também pode publicá-lo automaticamente no Facebook e Twitter.

3) Crie uma campanha member-get-member (ex. peça aos contatos para recomendarem a sua newsletter a 10 pessoas; quem conseguir mais conversões ganha!). Também pode fazer concursos e sorteios. Ofereça um presente a quem compartilhar a sua newsletter!

 

Sítio do Bebé

Use case E-goi:

Tema: Email Marketing

Empresa: Sítio do Bebé

Aprenda com este caso: "Sítio do Bebé: a loja que aumentou as vendas em 30% com email marketing"