Fazer teste A/B (split-test) de um só email

 
 

O seu email terá melhores resultados com a frase inicial X ou Y? Com mais ou com menos imagens? Com um botão "Clique aqui" ou "Compre já"? Essa decisão pode ser feita automaticamente pelo seu próprio público!

Como? Através de um teste A/B (split-test). Neste teste, o E-goi envia duas ou mais versões diferentes do seu email só para uma amostra aleatória dos contatos (ex. 10% deles) e analisa os resultados durante algumas horas. Alguns contatos dessa amostra receberão uma versão do email, outros receberão outra. A versão com mais sucesso (mais aberturas ou cliques) será depois enviada a todos os outros contatos.

Fazer um teste A/B é simples:

1) Comece por criar e gravar duas ou mais versões diferentes do email que quer enviar. Podem ser diferenças pequenas (só uma frase diferente) ou grandes (estrutura e imagens diferentes).

2) Vá ao menu "Campanhas" e escolha "Testes A/B". Na página que aparecer, clique em "Criar teste A/B".

3) Vai aparecer a página de criação do ensaio. Assinale as campanhas que quer incluir no teste (são as que criou no primeiro passo) e escolha a lista de contatos (e se necessário o segmento) para onde o envio será feito.

4) Em "Percentagem de contatos para o teste" introduza a percentagem de contatos que vão participar no teste (serão eles que decidirão qual será a melhor campanha). Normalmente é 10%, mas pode reduzi-la ou aumentá-la (logo abaixo aparece o número de contatos correspondente).

5) Agora só falta escolher o tipo de envio (pode ser imediato ou agendado para um certo dia e hora), o critério que vai determinar a campanha vencedora (pode ser a que tiver mais aberturas ou a que tiver mais cliques) e o número de horas de teste (1 hora costuma bastar). Por último, decida se quer que o E-goi envie automaticamente a campanha vencedora para os restantes contatos quando o teste acabar ou se prefere que essa campanha fique à espera de ser enviada manualmente mais tarde.

6) Tudo pronto? Então clique em "Publicar teste A/B", no fundo da página.

O E-goi vai então fazer o teste durante o número de horas escolhido. Para acompanhar o resultado, vá ao menu "Campanhas", escolha "Testes A/B" e clique em "Relatório" no teste em curso.


O relatório mostra um gráfico que identifica a campanha que tem a preferência dos contatos nesse momento, bem como as estatísticas correspondentes. No final do teste, o E-goi assinalará a campanha vencedora.


E é tudo! Este tipo de teste (também conhecido como "split-test" ou "ensaio") é uma excelente maneira de saber quais são os elementos do seu email que realmente influenciam as aberturas e cliques, pois a escolha é feita pelos seus próprios contatos (sem que eles se apercebam disso)!