Formulários. O que faz cada opção?

Para mudar as opções de um formulário que criou no E-goi, é só clicar no menu "Web", escolher "Formulários" e depois clicar no botão de opções ao lado do formulário. Aí, escolha "Opções" e verá uma janela com várias coisas que pode modificar.


Título: Além de ser o nome do formulário no E-goi, também é o nome da janela que mostra o formulário se decidir compartilhá-lo com um link.


Idioma: A sua lista de contatos usa mais que uma língua (ex. português e inglês)? Basta escolhê-la aqui para que os textos automáticos do formulário (double opt-in, mensagens de erro, etc.) apareçam nessa língua. O E-goi também vai atribuí-la às pessoas que se inscreverem no formulário.


Confirmar inscrições (double opt-in): Uma das opções mais importantes! Com double opt-in, o formulário envia um email de confirmação a cada pessoa que submete o formulário. Só depois de a pessoa clicar no link de confirmação desse email é que fica inscrita na lista (até lá, mantém-se no estado "por confirmar"). O double opt-in é essencial para não entrarem emails inválidos ou fora de uso, que prejudicam a sua eficácia de entrega! Mesmo assim, não obrigamos ao uso desta opção caso compreenda os riscos e souber o que faz.


Permitir reinscrições: O que acontece se o contato que se tenta inscrever já estiver na lista? Normalmente o formulário aceita (obrigando o contato a reconfirmar o email), mas, se quiser, pode fazer com que seja imediatamente aceite sem essa confirmação (recomendável caso queira usar o formulário para pedir informações às pessoas que já estão na lista). Em alternativa, pode simplesmente não aceitar reinscrições.


Verificar se o endereço de email está bem escrito: Caso alguém escreva, por exemplo, "gmali" em vez de "gmail", o formulário sugere logo o endereço certo.


Associar tags aos inscritos: Todos os contatos que se inscreverem no formulário ficarão com as tags que escolher. Excelente para segmentá-los!


Limitar as inscrições: Se quiser usar o formulário para concursos ou ofertas-relâmpago, pode limitar as inscrições por endereço IP (para impedir que a mesma pessoa faça subscrições diferentes) ou limitá-las só a quem já estiver na lista (para concursos internos). Também é possível definir o tempo limite ou n.º máximo de inscrições que o formulário vai aceitar.
 

Email de double opt-in: Aqui pode escolher o remetente do email que confirma cada inscrição e personalizar esse mesmo email, bem como os textos que o formulário mostra quando a pessoa faz a inscrição. Se quiser que o formulário encaminhe essa pessoa para uma página específica quando ela tiver que confirmar o email ou quando concluiu a inscrição, basta usar as opções "Submissão bem-sucedida (URL)" e "Inscrição bem-sucedida (URL)".


Código externo: Tem experiência em programação e quer inserir no formulário o seu próprio código (ex. um código de tracking do Google Analytics)? Basta usar esta opção.