Segmentar lista de contatos (segmentos, tags e campos extra)

 
 

A receita para fazer email marketing eficaz é simples: segmente a sua lista de contatos para enviar mensagens pertinentes a cada pessoa!

Como?

1) Se ainda não importou a sua lista para o E-goi, comece por fazer essa importação (não se pode segmentar uma lista vazia ;). Confirme que a sua base de dados em Excel ou CSV tem o máximo de informação possível sobre cada contato, separada por colunas (email, nome, contato telefónico, cidade, etc.). Quanto mais informação, mais se pode depois segmentar a lista!

2) Finalizada a importação, vá ao menu "Listas" e clique em "Contatos" da lista que quer segmentar.

3) Verá uma página com todos os contatos dessa lista. No E-goi, um segmento funciona como se fosse uma pesquisa. Por exemplo, para segmentar todos os contatos que usam o Hotmail, basta ir a "O que quer procurar?" clicar em "Todos os campos", escolher o campo "E-mail", escrever "@hotmail" e clicar em "Aplicar". Após alguns instantes, a listagem de contatos vai mostrar apenas os que têm endereços do Hotmail (pode ver quantos são no fundo da listagem, à direita). Agora é só clicar em "Gravar novo" (canto superior direito da página), dar um nome ao segmento e gravá-lo. Pronto! Para limpar o filtro e voltar a ver a listagem completa de contatos, clique em "Limpar pesquisa".

4) Depois de gravar o segmento, é fácil usá-lo! Quando estiver prestes a enviar uma campanha na página de publicação, clique na opção "Segmento" e escolha o segmento que criou. Repare como o número de contatos para os quais a campanha será enviada (no topo da página) mudará. O envio será então feito apenas para esse segmento em vez de toda a lista.

É só isto! Se algum contato novo entrar na lista (por inscrição ou imprortação) e corresponder ao segmento, ficará automaticamente dentro desse segmento!

Como vê, é simples criar segmentos no E-goi. Veja os seguintes casos práticos.


 

Segmentar contatos por cidade

Se a base de dados que importou para o E-goi tem um campo "cidade" que na importação foi associado a um campo com o mesmo nome no E-goi, basta ir a "O que quer procurar?" na listagem de contatos, clicar em "Todos os campos", e escolher "Cidade" (na área "Campos extra"). Depois é só escrever o nome da cidade pretendida, clicar em "Aplicar" e gravar o segmento.

Para criar segmentos para outras cidades, basta repetir o processo. Este tipo de filtragem é ideal para sites de compras em grupo, pois as ofertas costumam ser diferentes dependendo da cidade de cada assinante.

Se tiver outros campos na sua base de dados (ex. "Tipo de cliente", "Produtos preferidos", etc.) e quiser fazer a segmentação com base neles, pode usar este mesmo método. Só é preciso escolher esse campo em vez do campo "Cidade".


 

Premiar os seus maiores fãs

Além de segmentar a sua lista por campo de dados, também pode segmentá-la por estatísticas, o que é excelente para, por exemplo, recompensar as pessoas que clicam e compartilham os emails que lhes envia! Basta ir a "O que quer procurar?" na listagem de contatos, clicar em "Todos os campos", escolher "Cliques" (na área "Estatísticas"), escolher "maior ou igual", escrever "1" e manter "Todas as campanhas". Em seguida clique em "Aplicar".

Passados alguns instantes, o E-goi vai mostrar todos os contatos que clicaram nos seus emails uma ou mais vezes. Quer juntar a este filtro também todos os que compartilharam no Facebook? Fácil, basta clicar em "Adicionar outra condição" mesmo à direita do filtro que criou para os cliques e aparecerá um novo filtro por baixo desse. Clique em "Todos os campos", escolha "Compartilhamentos sociais" (ou "Partilhas sociais"), escolha "maior ou igual", escreva "1", escolha "Facebook" e mantenha "Todas as campanhas". Confirme que muda a opção "E" para "Ou" e clique em "Aplicar".

O E-goi vai então mostrar os contatos que clicaram nos seus emails ou compartilharam o conteúdo. Grave esse segmento e use-o mais tarde para enviar a estas pessoas um presente especial! :)


 

Segmentar quem não abriu nenhum email

Quanto menos as pessoas abrem os seus emails, pior a sua eficácia de entrega nos próximos envios, portanto é sempre recomendável isolar os contatos que nunca abrem os seus emails.

Para isso, basta ir a "O que quer procurar?" na listagem de contatos, clicar em "Todos os campos", escolher "Emails abertos" (na área "Estatísticas"), manter "igual", escrever "0" e manter "Todas as campanhas". Em seguida clique em "Aplicar".

O E-goi vai então buscar todos os contatos que nunca abriram nenhum email. Grave este segmento e use-o para tentar recuperar esses contatos "adormecidos".


 

Enviar uma SMS para os contatos que não abriram o seu email

Se a base de dados de contatos que importou para o E-goi tem não só o endereço de email de cada contato, como também o celular (telemóvel), o E-goi pode enviar uma SMS só para as pessoas que não abrirem o email.

Comece por enviar o seu email normalmente para os contatos pretendidos. 24 horas depois, vá a "O que quer procurar?" na listagem de contatos, clique em "Todos os campos", escolha "Emails abertos" (na área "Estatísticas"), mantenha "igual", escreva "0" e escolha a campanha de email que enviou. Em seguida clique em "Aplicar".

O E-goi vai mostrar os contatos que não abriram aquele email específico. Grave este segmento e use-o para enviar só para essas pessoas uma SMS com uma versão resumida da mensagem que enviou por email. Não só maximizará as hipóteses de que a mensagem seja lida (a percentagem de leitura das SMS é muito superior à do email), como poupará nos custos de envio de SMS, pois não será necessário enviá-la para toda a lista de contatos!


 

Aplicar tags aos contatos

As tags são de longe a forma mais simples e rápida de segmentar uma base de dados. Quer classificar um cliente valioso? Aplique-lhe a tag "VIP"! É preciso enviar uma oferta só a alguns contatos? Basta atribuir-lhes uma tag com o nome da oferta! Mais fácil é impossível.

No E-goi, pode inserir tags:

- num só contato (basta editar o contato, ir a "Tags", escrever a palavra com que quer classificá-lo e gravar a alteração).

- em vários contatos ao mesmo tempo (escolha-os na listagem de contatos, clique em "Ações" no fundo da página, adicione a tag e aplique a alteração). Se quiser inserir tags em todos os contatos que estão num segmento, basta carregá-lo e aplicar o mesmo método.

- nas inscrições feitas por um certo formulário ou questionário (basta ir às opções do formulário e adicionar as tags que pretende associar automaticamente aos contatos que se inscreverem).

- nas importações de contatos (durante a importação, é só abrir as opções e inserir as tags).

- numa sequência automática de ações (esta é fenomenal; basta colocar uma acção "Adicionar tag" em qualquer ponto da sequência e o E-goi trata automaticamente do resto!).
 

Para enviar uma campanha só a quem tem uma certa tag, vá a "Segmento" (ao publicar a campanha), escolha as tags pretendidas e faça o envio!

Depois de adicionar tags, também pode geri-las facilmente.

A enorme vantagem das tags é simplificar tremendamente a organização de uma lista de contatos. Escolhe-se as pessoas, "tagam-se" e pronto! Sem complicações nem confusões com campos e documentos Excel. É excelente para fazer envios altamente segmentados num instante conforme o perfil de cada contato.


 

Qual é o ID de um segmento?

Caso use a nossa personalização avançada, pode precisar de saber o ID de um segmento. É só ir ao menu "Listas", clicar em "Opções" da lista onde está o segmento e depois em "Segmentos".