Criar auto-responder

 
 

Obter contatos consentidos (opt-in) através de um formulário de inscrição é excelente, mas o esforço de pouco vale se não conseguir manter essas pessoas interessadas no que tem para lhes dizer! Um auto-responder é uma boa solução para automatizar este follow-up, pois envia sozinho uma sequência de mensagens pré-definidas aos contatos recém-inscritos.

Como se faz um autoresponder no E-goi? Fácil:

1) Vá ao menu "Campanhas" e escolha "Automation (Autobots)" (sim, os dos Transformers :).

2) Clique no botão "Criar novo Autobot" e escolha "Personalizado". Dê-lhe um nome e escolha a lista de contatos para a qual quer enviar o auto-responder. Em seguida, escolha o trigger (ou seja, o evento que lança o autoresponder) e escolha "Inscrição" (para que o autoresponder seja enviado após a inscrição de cada contato).

3) Após alguns segundos aparecerá o esquema do auto-responder. O que que quer que aconteça quando o contato se inscreve? Como a ideia é enviar-lhe um auto-responder pouco depois desse momento, escolha "Esperar" no painel esquerdo e arraste para dentro do esquema, por baixo do trigger "Inscrição". Mude o intervalo de tempo para, por exemplo, 2 minutos e grave a modificação.

4) Agora escolha "Enviar campanha" no painel esquerdo e arraste-o por baixo do "Esperar". Se prefere criar uma mensagem nova (em vez de ir buscar uma que já tenha criado), escolha o tipo de autoresponder a enviar (email, SMS, chamada de voz, etc.). Sim, com o E-goi, pode criar autoresponders multicanal (ex. um follow-up por SMS)! Neste exemplo vamos criar um auto-responder por email, portanto clique em "email".


5) O E-goi vai perguntar de que forma quer criar o email. Pode criá-lo do zero, mas temos modelos profissionais já com tudo feitinho. Basta ir aos templates "Newsletter" e escolher "Autoresponder" (um deles está ilustrado abaixo). Na página de pré-visualização que aparecer, clique em "Passo seguinte".


6) Substitua o conteúdo do modelo com o seu próprio texto e imagens. Defina o remetente e título (assunto) do email e configure quaisquer outras opções necessários. Depois clique no botão "Publicar" e conclua a publicação.

Parabéns, acaba de usar um Autobot para criar o seu primeiro autoresponder! Entrará em funcionamento sempre que alguém se inscrever na sua lista de contatos. Quer criar outros follow-ups para fazer uma série? Basta clicar na ação "Esperar", arrastá-la para baixo da ação "Enviar campanha" que já criou e definir o n.º de dias e horas que o E-goi vai aguardar depois do envio do primeiro auto-responder. Agora adicione mais uma ação "Enviar uma campanha" à sequência e crie o segundo auto-responder. Repita este processo para todos os outros autoresponder que queira enviar.

Se mais tarde necessitar de mudar a ordem de uma mensagem na sequência (ex. passar a 3.ª mensagem para o lugar da 2.ª), é só editar o Autobot e arrastar a mensagem para onde quiser no esquema.

 

Perfeito, mas como é que as pessoas se podem inscrever?

Não se preocupe, basta inserir um formulário E-goi no seu site. Pode usar um dos nossos modelos completos de formulário ou criar um do zero (também é fácil). Só tem que confirmar que cria o formulário na mesma lista de contatos para a qual vai enviar os seus auto-responders.
 


Os Autobots também me ajudam a fazer outras coisas?

Sim, imensas :) . Veja quais!