O que é bounce e como é que o E-goi limpa bounces?

Um bounce é um endereço de email que diz que não pode receber emails devido a um erro, ou seja, os emails são rejeitados. Esse erro pode ser temporário (soft bounce) ou permanente (hard bounce). Os soft bounces vêm normalmente de endereços com caixa cheia ou falha temporária de acesso. Os hard bounces costumam vir de endereços que já não existem ou foram abandonados.

Ter muitos bounces (em especial hard bounces) é uma das coisas que mais pode prejudicar a eficácia de entrega dos seus emails!

Imagine que envia uma carta para milhões de apartamentos, mas um terço dos destinatários já não vive nessas casas. Os vizinhos aborrecem-se porque o carteiro bateu em todas as portas; os novos moradores não gostam de dizer sempre ao carteiro que o destinatário não mora lá; o carteiro fica chateado porque perdeu tempo. Que confusão! E a culpa vai toda para quem enviou a carta para tanta gente que não existe.

Resultado? A sua má imagem espalha-se tão depressa que a sua carta nem sequer é entregue nas casas dos destinatários que existem!

No fundo, é isto que acontece quando a sua lista de contatos tem muitos emails inválidos ou abandonados. Fazer envios para todos eles é a receita ideal para obter maus resultados.

Por isso, o E-goi limpa automaticamente esses endereços de email da sua lista. Se derem hard bounce, são logo marcados como inválidos assim que forem detectados. Se derem soft bounce, apenas são marcados como inválidos se forem detectados repetidamente durante algum tempo.

O que acontece com os contatos que têm email inválido?

Não se preocupe, esses contatos vão continuar na sua lista!
Os emails marcados como inválidos são assinalados com uma bolinha vermelha, e deixa de poder comunicar com esses contatos apenas através de email.
Mas, boas notícias, esses contatos ficam Ativos na sua Lista e pode continuar a comunicar com eles através de SMS! :)

Posso ajustar os critérios para marcar bounces?

Os critérios usados pelo E-goi para remover estes bounces são os mais recomendados para email marketing. Por isso normalmente não é preciso modificá-los, mas se quiser ajustar as regras dos soft bounces (as dos hard bounces são fixas), pode seguir estes passos:

1) Vá ao menu "Listas", localize a lista onde quer mudar as regras de bounces e clique em "Opções".

2) Na página de opções, clique na secção "Bounces" e verá a opção "Remover subscritores com soft bounces". Clique em "Personalizar".


Como um soft bounce é uma falha temporária (ex. caixa cheia), o E-goi só remove o endereço de email se o erro ocorrer repetidamente num certo intervalo de dias. Se quiser que a remoção seja mais rápida (ou seja, em menos dias), mude a opção "Remoção de bounces" (que normalmente está "Permissiva") para "Moderada" ou "Rigorosa".

Feito o ajuste, basta clicar em "Gravar" no canto inferior direito da janela. As modificações serão então aplicadas à lista.

E é tudo! Parece complicado? Não se preocupe. Só precisa de mexer nestas opções se a configuração pré-definida do E-goi não se adaptar aos seus requisitos (o que raramente acontece). O tratamento automático dos bounces é fundamental para manter a sua lista limpa e maximizar a eficácia de entrega dos seus emails!

Onde posso ver uma lista com a descrição de todos os códigos de bounce?